Diocese São Carlos maio 17, 2018

Espiritualidade da Misericórdia e do Perdão

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na manhã desta quinta- feira (17), Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, recebeu em sua sala de reuniões na Cúria Diocesana, o Padre Paulo Fernando Dalla Dea, Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, em Dois Córregos, que foi nomeado pelo Papa Francisco como Missionário da Misericórdia.

Concluída a reunião, ficou acordado que o Padre Dalla Dea estará à disposição das paróquias e santuários diocesanos, bem como dos movimentos, para promover retiros e dias de espiritualidade sobre o perdão e a misericórdia de Deus, na vida da Igreja diocesana.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, Padre Dalla Dea já havia sido um dos 30 brasileiros e, o único da Diocese de São Carlos e da região, a ser indicado pelo Papa Francisco para atuar como Missionário da Misericórdia, ouvindo confissões e perdoando pecados que são reservados ao Papa.

Em abril deste ano, o Sacerdote esteve com o Pontífice, no segundo encontro dos missionários da misericórdia. Neste encontro, o Santo Padre designou uma nova fase do serviço missionário, solicitando aos mesmos, que estejam à disposição dos Párocos, dos Reitores dos Santuários e dos Bispos Diocesanos, para animar missões populares e iniciativas relacionadas com a celebração do sacramento da Reconciliação, e, com a pregação do Mistério da Misericórdia divina, sobretudo nos momentos “fortes” do ano litúrgico.

Papa Francisco, pediu ainda aos missionários, que possam ser promotores ativos deste ministério e, que organizem, momentos deste gênero.

Os pecados que podem ser perdoados pelos Missionários da Misericórdia são:

1. A profanação das espécies eucarísticas;
  2. A violência física contra o Romano Pontífice;
  3. A absolvição do cúmplice no pecado contra o Sexto Mandamento;
  4. A violência direta do sigilo sacramental por parte do confessor;
  5. A captação e/ou a divulgação com os meios comunicação social do conteúdo da confissão sacramental, seja ela verdadeira ou falsa.

Padre Paulo Dalla Dea

Possui mestrado em Teologia Pastoral, com especialização em Adolescentes e Crisma, Doutorado em Educação e Religião e, um Pós-Doc, no Canadá em Ciências da Religião. É, também, Assessor da Pastoral Universitária na Diocese, membro da Associação Nacional dos Catequetas do Brasil e da SOTER.

Indicado pelo Bispo da Diocese de São Carlos, ele foi selecionado e nomeado pelo Papa Francisco, o único que pode nomear os missionários e lhes confiar o mandato de conceder a misericórdia de Deus, e, de ser confessores humildes e pacientes, capazes de perdoar as pessoas arrependidas de seus pecados.

Falando com a nossa reportagem, Padre Paulo destacou, que ser um Missionário da Misericórdia é ser um agente de promoção de reconciliação, da justiça social e do perdão nas Igrejas: “A função principal é mostrar o rosto da misericórdia de Deus e fazer com que os pobres, os preferidos de Deus, não sejam esquecidos”, enfatizou o sacerdote.

Serviço:

Os interessados podem procurar o Padre Dalla Déa pelo telefone 14 99126-3434 para agendamento de retiros e momentos fortes da espiritualidade da misericórdia divina.