Encontro de Pré Candidatos Católicos de São Carlos

0
4214

Por Padre Robson Caramano

Aconteceu na noite de ontem, 14 de julho, na cidade de São Carlos, um encontro de pré-candidatos católicos ao poder executivo e legislativo. Encontro este promovido pela Comissão de Caridade, Justiça e Paz, juntamente com o Setor Juventude da Diocese de São Carlos. O encontro teve o objetivo de conscientizar os pré-candidatos católicos acerca do que a Igreja pensa sobre o cristão católico no mundo da política. Ou seja, cristãos que realizem trabalhos, projetos, pautados nos conceitos evangélicos de Caridade e Justiça. Estiveram presentes no encontro cerca de 150 pessoas, dentre as quais quatro eram pré-candidatos ao poder Executivo e 35 ao poder legislativo, também muitos agentes das pastorais e movimentos sociais da cidade. O Diácono Wagner Luis Lopes Pedroso foi o convidado da noite para realizar uma abordagem geral da Doutrina Social da Igreja, com apontamentos sobre o mundo da política. Em sua fala enfatizou: “Não existem dois mundos distintos: mundo Sagrado (da Igreja) e Profano (Política), mas sim apenas um mundo no qual nós devemos fazer a diferença.” Disse ainda Pedroso que os cristãos católicos precisam cooperar com o mundo da política. É preciso ter conhecimento comunitário, saber ouvir e formar a consciência do povo que nele acredita, ouça este trecho, na íntegra: 

Durante toda sua abordagem, o diácono procurou de maneira crítica alertar qual a missão dos engajados na política, dizendo, assim, o que se espera de um candidato cristão católico, ouça: 
Este encontro se encerrou já com data para o próximo que acontecerá no dia 30 de Agosto. Como gesto concreto deste, os pré-candidatos, que em Agosto já serão candidatos declarados, deverão entregar à Comissão uma proposta de campanha por escrito. Esta ação visa a objetividade na campanha, bem como, um comprometimento para com suas comunidades e bases. Além disso é desejo da Comissão que os candidatos apresentem uma carta de seus párocos afirmando a presença e militância junto às suas comunidades.
Confira na íntegra a palestra do Diácono Permanente Wagner Luis Lopes Pedroso

 

Deixe uma resposta