Diocese São Carlos out 5, 2017

ENCONTRO DE PADRES POR TEMPO DE MINISTÉRIO

Por Setor de Comunicação da Diocese de São Carlos

Por Padre Sandro Portela – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Foto: Padre Robson Caramano

Dando continuidade à série de encontros, aconteceu nesta manhã, 5, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a reunião de nosso Bispo, Dom Paulo Cezar, com os presbíteros de nossa Diocese de 6 a 15 anos de ministério.

Dezenove presbíteros dessa faixa estiveram reunidos num momento de partilha e reflexão.

Dom Paulo conduziu uma explanação sobre os 10 anos do Documento de Aparecida, levando os padres a pensar sobre os passos que conseguimos dar em nossa Igreja Diocesana bem como os avanços da Igreja do Brasil no que diz respeito à centralidade de Cristo proposto pelo Documento.

o bispo lembrou que o referido documento “é uma produção colegiada, com contribuições pastorais comuns, mas também muito diferentes, pois o mesmo foi conclusivo de uma assembleia latino-americana, mas que mantém como ponto de partida o próprio Cristo, o seguimento e o discipulado.”

E Dom Paulo, em outro momento, afirmava que “Aparecida olha o olhar do discípulo. É do encontro pessoal com Cristo que é que se inicia o verdadeiro discipulado. E a vivência do discipulado se dá na comunidade eclesial. E é desse encontro que gera a fé.”

Lembrando os padres que esse mesmo Cristo continua sendo encontrado hoje na oração, nos Sacramentos, na comunidade, no Pão da Eucaristia, no Pão da Palavra proclamada, nos irmãos, na liturgia bem celebrada e vivida, enfim, na assembleia dos fiéis. Daí a necessidade de sermos nós, hoje, presbíteros discípulos e missionários” conclui Dom Paulo, precisando que isso é o que salienta muito bem o Documento de Aparecida.