Diocese São Carlos jan 29, 2018

Encontro de formação de Catequese: Batismo, Eucaristia e Crisma no Vicariato Senhor Bom Jesus

Encontro de formação de Catequese: Batismo, Eucaristia e Crisma no  Vicariato Senhor Bom Jesus

Da redação, com informações do Padre do Assessor Diocesano Padre Renato Gonçalves e colaboração do Padre Assessor Vicariato Senhor Bom Jesus: Padre Marcelo Jolli

Neste último domingo (28) o Vicariato Senhor Bom Jesus este reunido na Paróquia Santa Cruz de Matão, das 8h às 16h, para formação de catequistas de: Batismo, Eucaristia e Crisma abordando o documento 107 da CNBB – Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários.

O encontro reuniu cerca de 200 catequistas de todo o Vicariato Senhor Bom Jesus. Estiveram presentes, colaborando nas formações, Padre Jorge João Aparecido Nahra (Vigário Geral do Vicariato Senhor Bom Jesus) e Padre Jean Franco de Toledo, além de Padre Marcelo Jolli, que conduziu todo o encontro de formação.

O documento inicia com a passagem do encontro de Jesus com a samaritana, esse momento iluminou nossas reflexões sobre a Iniciação à Vida Cristã, animando-nos a dar novos passos no caminho de nossa ação evangelizadora.

Animados pela narrativa do encontro de Jesus com a samaritana, a Igreja, hoje, é chamada a promover um novo encontro luminoso, um novo diálogo, com novos interlocutores, reconhecendo que nos encontramos num momento histórico de transformações profundas e de interlocuções novas.

A Iniciação à Vida Cristã é uma urgência que precisa ser assumida com decisão, coragem e criatividade. Ela renova a vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes evangelizadoras e pastorais.

Segundo o documento, para responder aos desafios da evangelização, principalmente na transmissão da fé cristã, É FUNDAMENTAL ter um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã… Não se trata de fazer apenas “reformas” na catequese, mas de rever toda a ação pastoral a partir da Iniciação à Vida Cristã. (n. 138)

Que às luzes do Espírito Santo, possamos discernir caminhos comuns para à iniciação à Vida Cristã em nossa diocese de São Carlos, fazendo com que crianças, jovens e adultos realizem o primeiro e verdadeiro encontro com Jesus, através de um Querigma (primeiro anúncio) testemunhado na fé, na verdade e na doutrina.

Confira mais fotos clicando aqui

Momento de exposição da temática: