Em missa, Núncio Apostólico no Brasil acolhe novos bispos da CNBB

0
723

O segundo dia da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou com missa, na Basílica Nacional do Santuário de Aparecida, nesta quinta-feira, 07 de abril. A celebração foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, e concelebrada pelos bispos de Dourados (MS), dom Henrique Aparecido, e de Jataí (GO), dom Nélio Domingos Zortea.

Na abertura da missa, dom Giovanni D´Aniello acolheu os novos bispos nomeados no período de maio de 2015 a março de 2016 e desejou paz no ministério episcopal à serviço da Igreja.

Durante a homilia, o bispo meditou sobre o Evangelho de João, capítulo 3, que trata do amor de Deus pela humanidade. Dom Giovanni explicou que o Pai confiou a Jesus e à Igreja a missão de anunciar o amor e a misericórdia aos povos.

“Deus se inclina na nossa condição. É a grandeza da misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro. Ele é o Pai que envia seu Filho para nos lembrar que não estamos sós, mas temos a proteção de um Deus que nos Ama. Ele foi até a cruz para nos resgatar”, refletiu.

Proclamar a misericórdia

Ao recordar a passagem de Atos dos Apóstolos, capítulo 5, versículo 27, o núncio destacou o compromisso dos discípulos, que a exemplo de Jesus, também são chamados a anunciar o amor e a misericórdia.

 “Ainda que enfrentemos dificuldades, não podemos desanimar. Assim como os apóstolos, precisamos permanecer firmes no chamado que Deus faz a cada um de nós”, disse o bispo.

No contexto do Ano da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, explicou que é o Espírito Santo que doa a fé, sendo Ele o verdadeiro dom da fé. Dom Giovanni convidou os novos bispos a serem testemunhas do amor e da misericórdia do Pai em suas dioceses, levando ao povo de Deus a mensagem de esperança e paz.

“O amor para iluminar as mentes e os corações, para purificar as nossas intenções. Que Deus nos dê o Espírito da verdade, o paráclito. Que Maria Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, nos acompanhe nesses dias e apresente a Jesus as nossas dificuldades. Que Deus nos abençoe”, concluiu dom Giovanni.

Bispos nomeados 2015-2016

Dom Adilson Pedro Busin, C.S., bispo auxiliar de Porto Alegre (RS);

Dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus (AM);

Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo de Dourados (MS);

Dom Frei João Muniz Alvez, OFM, bispo da Prelazia de Xingu (PA);

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo de São Mateus (ES);

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, C.SS.R, bispo coadjutor da Prelazia de Borba (AM);

Dom Nélio Domingos Zortea, bispo de Jataí (GO);

Dom Aparecido Donizete de Souza, bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS);

Dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales (SP);

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE);

Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS);

Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, bispo coadjutor de Juazeiro (BA)

Mons. Luiz Carlos Dias, nomeado bispo auxiliar de São Paulo (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here