Diocese São Carlos nov 8, 2018

Em Cristo somos irmãos

Em Cristo somos irmãos

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Coadjutor de Montes Claros

 

 

Em Cristo somos todos irmãos! Esta é uma convicção da fé cristã. Banhados no sangue de Cristo, escutamos seu apelo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (cf. Jo 13,34-35). Com o apelo “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade deste ano indica que “a vida fraterna é a síntese do Evangelho”. Reconhecer o rosto do outro como irmão é uma das maiores riquezas de quem professa a fé cristã e é batizado em nome da Trindade Santa. Somos povo de batizados, povo de irmãos, povo em missão. Somos uma Igreja que proclama e vive a fraternidade como caminho para a paz e a unidade. Queremos nos comprometer cada dia mais a favor da cultura da paz, valorizando o diálogo, priorizando o perdão e a reconciliação, cultivando a ternura e o respeito pela dignidade de toda pessoa.

Queremos viver a unidade! A diversidade dos dons e dos carismas do Espírito Santo embeleza o rosto da Igreja de Montes Claros nas expressões dos leigos e leigas que atuam no mundo do trabalho, da cultura, da educação, da saúde e da política, que agem como sujeitos eclesiais nas comunidades rurais e urbanas, nas paróquias, nos ministérios e nas pastorais, nas associações e nos movimentos, nas comunidades de vida e de aliança, nos grupos de serviço, nas irmandades e nas confrarias, nos institutos seculares. Marca de nossa Igreja é o testemunho dos consagrados e consagradas, sempre presentes na história do Norte de Minas. A todos se associam os ministros ordenados – bispos, presbíteros e diáconos –, que estão a serviço do Senhor e de sua Igreja. É o Senhor quem os ordena a servir o seu povo. Os dons e carismas do Espírito nos enchem de esperança e impulsionam todos nós ao compromisso de transformar as realidades de dor, de injustiça e de morte que atingem tantos irmãos e irmãs deste chão norte-mineiro.

Queremos celebrar a unidade! Esta é uma das maravilhas da fé católica: a Igreja de Montes Claros como porção do povo de Deus reunido na diversidade dos carismas e dos ministérios em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A unidade está na origem: a Igreja vem do coração indivisível da Trindade; está na sua forma presente: somos um só corpo, pois comemos do mesmo pão e bebemos do mesmo cálice (cf. 1Cor 10,16-17); está no horizonte futuro: um dia seremos todos em Deus (cf. 1Cor 15,28). Em nosso coração de bispos está o desejo de ver nossa Igreja cada vez mais unida a caminhar na história como um só povo iluminado pela luz de Cristo.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.