Eleições para a Presidência da CNBB

0
482

Esta segunda semana de atividades da 53ª Assembleia Geral inicia-se com as eleições para a Presidência da CNBB, composta pelo presidente, vice-presidente e secretário geral. Também serão eleitos os presidentes das dozes Comissões Episcopais Pastorais e os delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a 14 ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Na primeira sessão da manhã, às 9h15, haverá abertura do Processo Eleitoral, momento em que será explicado o Sistema de Votação, o funcionamento das urnas e os procedimentos das eleições na CNBB. A primeira eleição é para o cargo de presidente, depois vice-presidente e, posteriormente, para secretário-geral da CNBB. Ainda, durante a manhã, o episcopado refletirá sobre a“obrigatoriedade do matrimônio civil”. Também está prevista a apresentação da primeira versão do texto “Pensando o Brasil: a desigualdade”.

As sessões do período da tarde começarão às 15h30. As eleições durante a tarde serão intercaladas entre as sessões de trabalhos, com previsão de cinco votações.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 20 de abril, às 15h. Participarão da entrevista o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, que recordará os trabalhos realizados no Retiro dos Bispos e abordará as questões litúrgicas presentes nos debates da Assembleia; o arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Krieger, que falará sobre o Dízimo; arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, que apresentará os encaminhamentos da Escola de Formadores de Presbíteros, recém criada pela CNBB.

Fonte: web site CNBB

Deixe uma resposta