Diocese São Carlos out 9, 2017

É preciso humanizar a efetivação das políticas públicas, enfatiza Padre Julio Lancellotti

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Referência nacional na defesa dos direitos humanos, padre Julio Lancellotti que se dedica, há mais de 30 anos, à convivência da população marginalizada na capital paulista, esteve em São Carlos na tarde desta segunda – feira (9) para participar de uma audiência pública para discutir a situação dos moradores de rua na cidade.

Padre Julio Lancellotti é  vigário episcopal da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo e defensor dos direitos humanos, se divide entre as cracolândias de São Paulo e o acolhimento às Travestis e Transexuais marginalizadas. Sua postura profética ecoa por todo o país e encontra auxílio nas palavras do Papa Francisco que convoca a todos e todas a fazer uma Igreja em saída!

Padre Julio chegou a Câmara Municipal de São Carlos acompanhado do assessor de comunicação e imprensa da Diocese de São Carlos, Padre Robson Caramano que, também, compôs a mesa de autoridades.

Esta audiência aconteceu no Plenário do edifício Euclides da Cunha, e foi solicitada pelo vereador Roselei Françoso (Rede) e formalizada por meio do Requerimento nº 1361/17, aprovado por unanimidade em plenário.

Em sua fala o assessor de comunicação e imprensa da diocese, enfatizou  “É preciso olhar com humanidade para esta situação… se as pessoas não tem valores a vida, é sinal que a vida delas também não foram valorizadas ….. o papel do município, das entidades e secretarias municipais que aqui estão é de contribuir para que estas pessoas em situação de rua sejam tratadas de forma digna e humana”, enfatizou o assessor.

Durante a audiência, Paulo Júnior, do Fórum da População em Situação de Rua, utilizou a tribuna e ressaltou a importância dessa população ser ouvida. Ele apontou diversas demandas como a necessidade de melhorias na Casa de Passagem, o desenvolvimento de políticas intersetoriais e a realização de um censo das pessoas em situação de rua

Confira:

O padre Julio Lancellotti destacou a necessidade de humanizar a efetivação das políticas públicas para as pessoas em situação de rua. “Uma cidade que se pensa a partir dos mais fracos, é uma cidade mais humana”, disse.

A equipe do Setor de Comunicação entrevistou Pe. Julio Lancellotti, e a matéria exclusiva você confere na próxima edição da Revista Unidade.

Doutor Honoris Causa pela PUC-SP, Padre Julio  Lancellotti é diretor da Casa Vida I e II e participa de inúmeras Comissões de Direitos Humanos. Entre os trabalhos de destaque se incluiu sua colaboração na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Como vigário episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, está à frente de vários projetos municipais de atendimento à população em vulnerabilidade social.

PARTICIPANTES – Estiveram presentes também nesta audiência os secretários municipais de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Marques; de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm De Carvalho; de Saúde, Carlos Eduardo (Caco) Colenci, e de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto. Também compareceram Samir Gardini, chefe do Departamento de Coordenação Politico-Institucional da secretaria municipal de governo, Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal, além de vereadores e assessores parlamentares.

Ainda participaram do evento a defensora pública Maria Alice de Oliveira Macedo; o representante do Fórum da População em Situação de Rua, Paulo Júnior; o padre Robson Caramano; o irmão Francisco Ferreira, representante da Comunidade Missionária Divina Misericórdia; o ex-secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Andreucci, entre outros representantes de órgãos públicos e instituições relacionadas ao tema discutido.

Vídeo Câmara Municipal de São Carlos