Diocese São Carlos dez 5, 2017

Doutor Sergio Bermudes envia votos de congratulação para Dom Paulo Cezar

Dom Paulo Cezar Costa destaca-se, no episcopado brasileiro, pela dedicação aos seus diocesanos, por sua cultura geral e pelo conhecimento específico das questões transcendentais e complexas .

A sua atuação de pastor, como Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ficou marcada, particularmente, pela realização da Jornada Mundial da Juventude, que foi executada, em decorrência dos seus esforços e da sua completa entrega ao empreendimento, que lhe angariaram admiração e o respeito dos seus irmãos, do povo de Deus e as atenções do próprio Papa, que o conhece, o chama pelo nome e aplaudiu o seu trabalho.

Notabilizou-se ele também nas atividades universitárias, seja como representante da Arquidiocese carioca, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, seja como professor de Cristologia, naquela instituição.

Ele consegue, de modo impressionante, aliar o seus amplos conhecimentos teológicos, que concorreram para o seu doutoramento em Roma, com a vasta cultura geral. Impressionam, ademais, na sua personalidade singular, a permanente gentileza, o bom humor constante, a capacidade de compreender os problemas humanos, apanágio dos homens assinalados por Deus para a missão religiosa.

A Diocese de São Carlos só tem motivos para orgulhar-se do seu Bispo, e seguir-lhe a orientação, firmada nos preceitos do Evangelho, que conduzem todos para os desígnios do Criador.

Sergio Bermudes

Professor da PUC/RJ. Advogado