Diocese São Carlos abr 26, 2017

Dom Sergio: “que o povo brasileiro tenha vida neste tempo tão desafiador de crise política e econômica”

Por Assessoria  de Imprensa CNBB

A 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi aberta nesta quarta-feira, dia 26 de abril, durante cerimônia realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha, abriu as atividades do encontro anual do episcopado brasileiro e recordou as motivações deste ano, como as celebrações do Ano Nacional Mariano e a comemoração dos dez anos da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada aqui em Aparecida, em 2007.

“Neste ano em que celebramos os dez anos da Conferência de Aparecida, que esta assembleia nos ajude a redobrar o empenho para ser uma Igreja de discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele, nossos povos tenham vida, para que Nele, o nosso povo brasileiro tenha vida neste tempo tão desafiador de crise política e econômica”, afirmou o cardeal, recordando o contexto por que passa o país.

Refletindo sobre o Ano Nacional Mariano, instituído para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, dom Sergio deu graças a Deus por este tempo e manifestou a disposição de imitar Nossa Senhora, “sendo cada vez mais uma igreja santa, servidora, misericordiosa, orante e fiel como Maria”.

Fonte e sustento

Apesar da cerimônia de abertura, que contou com a participação do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes; do prefeito da cidade, Ernaldo César Marcondes; do reitor do Santuário Nacional, João Batista de Almeida, os quais deram as boas-vindas aos participantes, e do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, que manifestou gratidão ao convite da CNBB e a acolhida dispensada pelos anfitriões, o cardeal Sergio da Rocha ressaltou o início efetivo da Assembleia na missa celebrada às 7h30 na basílica do Santuário. “Assim fizemos expressando a convicção que a fonte e o sustento de nossos trabalhos é sempre a graça de Deus. A nossa esperança de realizar uma assembleia frutuosa está em Deus. Pedimos oração de toda a Igreja no Brasil”, disse.

Os resultados da Assembleia, de acordo com o presidente da CNBB dependem dos esforços e da participação dos membros da entidade em cada momento, assim como a “colaboração de tantos irmãos que se dispõem a servir à Assembleia com tanta dedicação”.

A Assembleia trata-se de uma experiência privilegiada de partilha fraterna, convivência, oração, estudo, reflexão, “que fortalece a unidade, a comunhão com o episcopado, mas também a unidade com o sucesso de Pedro, o papa Francisco”.

Tema central

O tema central de reflexão dos bispos neste ano é a “Iniciação à vida cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”, um tema, segundo dom Sergio, de “profunda qualidade, buscando corresponder aos desafios pastorais identificados neste ano pela missão da Igreja e acima de tudo procurando por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que nos convocam a ser Igreja: casa da iniciação cristã”.
A solicitude do episcopado brasileiro na 55ª Assembleia Geral da CNBB não se restringe à vida interna da Igreja, se estende à vida social do país, nos seus aspectos políticos, econômicos, cultural, salientou o cardeal Sergio da Rocha, “uma vez que os discípulos de Cristo são chamados a ser sal da terra e luz do mundo”.