Diocese São Carlos jan 17, 2018

Dom Paulo visita Pontifício Instituto Orientale Centro Studi e Ricerche Ezio Alett

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na manhã desta quarta-feira, 17, Dom Paulo Cezar Costa visitou o Pontifício Instituto Orientale Centro Studi e Ricerche Ezio Aletti. Na ocasião se encontrou com Pe. Rupnik, diretor e fundador do centro. O encontro de Dom Paulo com o artista favoreceu pensar um projeto do Pe. Rupinik para uma das igrejas de nossa Diocese. “Ter a obra de arte de Pe. Rupinik e sua equipe em uma de nossas igrejas seria um grande ganho cultural, histórico e espiritual para Diocese”, afirmou Dom Paulo Cezar Costa.

Os trabalhos artísticos do padre e sua equipe já ganharam o mundo estando presente em diversas Igrejas como na América, no Oriente Médio e no Brasil. Destacam-se pelo caminho espiritual presente em cada arte, caminho no qual cada fiel ao entrar no templo podem penetrar os mistérios da espiritualidade cristã.

Confira um pouco as obras do Pe Rupinik:

O Centro Aletti pretende encontrar uma faceta espiritual cristã da cultura em uma Europa que hoje tem a possibilidade de se redescobrir novamente, uma Europa que não parece nostálgica para trás, nem simplesmente aceita o novo, mas trabalha para o seu transfiguração.

Juntos, os artistas que lá se encontram, estudam o impacto entre a fé cristã e as dinâmicas culturais da modernidade e da pós-modernidade. Juntos, eles procuram respostas sem perder de vista a tradição cristã do Oriente e do Ocidente, para que juntos possam tornar o Cristo vivo transparente.