Diocese São Carlos set 22, 2017

DOM PAULO VISITA O SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO

Por Setor de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações do Padro Sandro de Souza Portela – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, nosso Bispo, Dom Paulo Cezar, visitou o Seminário Propedêutico, em São Carlos.

Durante a celebração da Eucaristia, concelebrada pelo Reitor, Padre Antônio de Marco, e pelo Padre Sandro Portela, Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio e professor do Seminário Propedêutico, Dom Paulo lembrou o exemplo que São Mateus, o apóstolo e evangelista que a Igreja celebrava naquele dia, nos deixa, lembrando seu testemunho e a ação amorosa e misericordiosa de Deus que nos chama e nos quer junto a si.

Dom Paulo lembrou o lema do pontificado do Papa Francisco para nos lembrar que é assim que Deus age com todos os seus: “olhou-o com misericórdia e o escolheu” – lema esse extraído exatamente da passagem do chamado de Mateus da coletoria de impostos.
Dom Paulo fez questão de lembrar, em sua homilia, que “não somos merecedores de tudo aquilo que Deus nos faz, a não ser por sua infinita misericórdia. Jesus se senta com os pecadores e não se torna um deles, mas vai ao seu encontro com o propósito de resgatar o pecador…”

Lembrou, ainda, que assim como Jesus chamou um pecador público sem se importar com sua condição, exatamente por querer salva-lo, chama a cada um de nós para sermos seus discípulos e missionários nos dias de hoje.

Após a celebração da Santa Missa, Dom Paulo se reuniu com os jovens vocacionados e incentivou-os a prosseguir no caminho do seguimento de Cristo independente da opção de vida de cada um e manifestou sua preocupação com a formação integral dos seminaristas tanto na dimensão espiritual quanto nas demais dimensões que a Igreja propõe para a integral formação dos futuros presbíteros: intelectual, humano-afetiva, pastoral, missionária e comunitária.

O encontro se encerrou com Dom Paulo cumprimentando e incentivando o reitor , Padre Toninho, a prosseguir firme no bonito trabalho de doação à vida de nossa Igreja Diocesana e da formação dos futuros presbíteros. E pediu que os seminaristas se envolvam e participem da 25ª Assembleia Diocesana a realizar-se no dia 15 de novembro pois será um momento importante da vida de nossa Diocese.