Diocese São Carlos maio 9, 2017

Dom Paulo fala sobre CULTURA DA PAZ, EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO para alunos da PUC Campinas

Dom Paulo fala sobre CULTURA DA PAZ, EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO para alunos da PUC Campinas

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

O auditório do campus da Pontifícia Universidade Católica de Campinas ficou repleto de alunos dos cursos de Teologia, Filosofia, Direito e História, professores, diretores de centros, funcionários, convidados e colaboradores da universidade,  todos participaram na noite de ontem, 08, de uma palestra sobre a temática ‘Por uma Cultura da Paz, em Comemoração aos 50 anos da Encíclica Populorum Progressio’, proferida pelo nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa.

O evento foi iniciativa do Núcleo de Fé e Cultura da PUC Campinas. Compuseram a mesa de honra: Dom Airton José dos Santos – Arcebispo metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes – Arcebispo Emérito de Campinas e a Prof Dra. Ângela de Mendonça Engelbrecht – Reitora da PUC Campinas.

Dom Paulo fez uma apresentação sobre o tema escolhido: 50 anos da Encíclica ‘Populorum Progressio’, escrita pelo Papa Paulo VI. Esta apresenta o desenvolvimento como “o novo nome da paz”.

“O desenvolvimento não se reduz a um simples crescimento econômico. Para ser autêntico, deve ser integral, quer dizer, promover todos os homens e o homem todo, como justa e vincadamente sublinhou um eminente especialista: ‘não aceitamos que o econômico se separe do humano; nem o desenvolvimento, das civilizações em que ele se incluiu. O que conta para nós, é o homem, cada homem, cada grupo de homens, até se chegar à humanidade inteira’”. Populorum Progressio

Lançado na Páscoa de 1967, o documento do pontífice colocou a Igreja Católica em solidariedade com os países mais pobres do mundo, pedindo a eliminação do desequilíbrio econômico e propondo a criação de “um grande Fundo mundial” para auxiliar aos mais necessitados.

Mesmo depois de cinco décadas, a Encíclica permanece atual, fazendo um apelo para o desenvolvimento integral do homem e solidário da humanidade, com o entendimento que a paz só será possível a partir do desenvolvimento dos povos.

Dom Airton destacou a importância de eventos como este, não apenas para alunos e professores, mas para toda comunidade. “Sonhamos com o dia em que nossas comunidades se reunirão para refletir sobre assuntos como este”, disse ele.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.