Diocese São Carlos dez 8, 2017

Dom Paulo Cezar promulga Plano Diocesano de Pastoral

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Na manhã desta sexta-feira (8), Dom Paulo Cezar presidiu na Capela Episcopal Nossa Senhora das Graças, em São Carlos a celebração de promulgação do Plano Pastoral, fruto da nossa XXV Assembleia Diocesana de Pastoral.

Estiveram presentes os Vigários Gerais da Diocese, Padre Eduardo Malaspina e Marcos Ghidelli, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcelo Souza e os Vigários Episcopais.

O Plano  Pastoral esta centrado em duas realidades fundamentais para vida da Igreja: Palavra e Missão. “Igreja casa da Palavra e da formação do discípulo missionário”. Estas duas realidades nos envolvem no âmbito pessoal e comunitário.

Dom Paulo Cezar Costa, destacou durante a celebração que cada católico é chamado a perguntar-se: como está o seu relacionamento com a Palavra de Deus e onde se encontra no caminho da missão: “Cada pastoral, grupo, movimento, nova comunidade, etc., deve se perguntar: o que estamos fazendo no caminho da centralidade da Palavra e Missão”, enfatizou o bispo.

O Bispo Diocesano, ainda destacou que uma igreja que vive da Palavra é uma igreja missionária, uma Igreja em Saída: “A palavra de Deus forma homens e mulheres livres e operantes e Ela ouvida e acolhida forma amigos (as) de Deus.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcelo agradeceu Dom Paulo Cezar pela oportunidade de junto com sua equipe poder elaborar este caminho de reflexão e escuta para estes próximos dois anos 2018/2019, criando comunhão e unidade pastoral na nossa Diocese: “Damos graças a Deus pelo dom inestimável de nossa XXV Assembleia Diocesana de Pastoral. Esperamos que seus frutos sejam numerosos e benéficos. A assembleia vale muito na caminhada da nossa Igreja Particular; o documento que nasce dela é uma fonte de Luz a iluminar a estrada que vamos percorrer neste dois próximos anos”, destacou o coordenador.

Em suas palavras Padre Marcelo, disse que o objetivo principal, primário e essencial, é a renovação da vida eclesial, religiosa e pastoral:” Esperamos que nossa Igreja se torne mais viva, atuante, renovada e autêntica discípula missionária”, enfatizou.

Antes da assinatura da Promulgação, nosso Bispo Diocesano, agradeceu a Coordenação Pastoral e especialmente o Padre Marcelo Aparecido de Souza pelo belo trabalho desenvolvido junto com a Equipe Diocesana: “Que São Carlos, nosso Padroeiro, conduza pastores e ovelhas rumo à centralidade da Palavra e Missão. Que nossa Diocese possa ser verdadeiramente “Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário, concluiu Dom Paulo Cezar.

Ato de promulgação realizado e lido por Dom Paulo Cezar Costa.

Confio nosso Plano e nosso caminho pastoral à Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Por isso, o promulgo neste dia 8 de dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Confira as fotos:
Promulgação do Plano Diocesano de Pastoral