Diocese São Carlos jul 31, 2017

Dom Paulo Cezar preside missa no XXXI Encontro Sub-regional das CEBs

Com informações do Padre João Victor Bulle – Setor de Comunicação da Diocese de São Carlos

Estiveram reunidos nos dias 29 e 30 de julho, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Carlos, homens e mulheres das seis dioceses da Sub-região Campinas, do Regional Sul 1 da CNBB: Dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba, São Carlos e Arquidiocese de Campinas; para o XXXI Encontro Sub-regional das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base).

As CEBs são um jeito de ser Igreja que busca pôr em prática a ligação entre fé e vida, são Comunidades (pessoas que se esforçam para viver a união e a partilha), Eclesiais (são membros vivos da Igreja de Cristo) e de Base (tanto pelo fato de serem constituídas em grande número pelos laicato, quanto pela opção preferencial pelos pobres).

O XXXI Encontro refletiu sobre as CEBs e os desafios do mundo urbano, sob a metodologia da Igreja Latino-americana do Ver-Julgar-Agir, assessorado pelo professor Arnaldo Valentim da Silva, de Campinas.

Nosso bispo, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a missa, no domingo pela manhã. Concelebraram os padres Benedito Ferraro, Marcelo Oliveira e Cláudio Menegazzi da Arquidiocese de Campinas, o padre Lázaro Gabriel Lourenço da Diocese de Limeira, os padres José Reinaldo Vieira e João Victor Bulle da Diocese de São Carlos; serviram na missa também o diácono Edgard Oliveira Batista da Diocese de Piracicaba e os diáconos Ulisses Abruzio e Marcelo Salgado da Diocese de São Carlos.

Na homilia, Dom Paulo destacou as parábolas do tesouro e da pérola preciosa, recordando que o nosso maior tesouro é Jesus Cristo, e que é preciso nos esforçar para aumentar nossa fé e nunca nos esquecer de sua ligação com a nossa vida cotidiana.

As comunidades eclesiais de base resgata a força, o vigor das primeiras comunidades dos Atos dos Apóstolos, é uma presença de Cristo Ressuscitado que dá força e alegria a todos, mas, sobretudo aos mais necessitados.

Foto: Edson Sudan