Dom Paulo Cezar institui o Ministério do Acolitato para Seminaristas

Por Assessoria de Imprensa. Foto: Diego Bortolin

Na noite desta sexta-feira, 03 de novembro, Dom Paulo Cezar, na Igreja Catedral de São Carlos, presidiu o último dia da Novena em Honra a São Carlos Borromeu, Padroeiro Diocesano, e realizou o rito de instituição do Ministério de Acólito para os seminaristas do terceiro ano do Curso de Teologia.

Com a presença dos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, e um grande número de fiéis leigos de todas as Comunidades de nossa Diocese, este nono dia da novena foi um grande louvor a Deus por todas as bênçãos que Dele temos recebido, de uma maneira especial as vocações sacerdotais.

Em sua homilia, Dom Paulo destacou a dedicação de São Carlos Borromeu em servir principalmente os mais necessitados. São Carlos era possuidor de muitos bens e pertencente a uma família de muita influência no meio social em sua época. Entretanto não deixou-se envaidecer, e quando o povo mais precisava de ajuda, lá estava Carlos Borromeu se doando, gastando a sua vida em prol do seu próximo.

Dirigindo-se aos Seminaristas, Dom Paulo pede que eles sigam o exemplo de São Carlos Borromeu, e procurem sempre cada vez mais a santidade, e que Cristo o Bom Pastor possa iluminar cada vez mais todos os que se dedicam a trabalhar em prol do Povo Santo de Deus.

Sobre o Ministério do Acolitato

Durante o período formativo no Seminário de Teologia, os seminaristas, cumprem determinadas etapas em vista da Ordenação Diaconal e posteriormente a Ordenação Presbiteral. Na Diocese de São Carlos, atualmente a caminhada preparatória que acontece no Curso de Teologia está dividida da seguinte forma:

1º ano de teologia: Admissão às Sagradas Ordens

2º ano de teologia: Instituição do Ministério de Leitor

3º ano de teologia: Instituição do Ministério de Acólito

4º ano de teologia: Ordenação Diaconal transitória.

Claro que além de receber os Ministérios acima descritos, o seminarista deve cumprir diversas outras etapas, como a formação acadêmica, pastoral e outras que também fazem parte da formação sacerdotal.

São os seguintes seminaristas que receberam o Ministério do Acolitato:

Aldenir Aldo Silva de Andrade

Diego Schiavi