Dom Paulo Cezar institui o Ministério do Acolitato para Seminaristas

0
1093

Por Assessoria de Imprensa. Foto: Diego Bortolin

Na noite desta sexta-feira, 03 de novembro, Dom Paulo Cezar, na Igreja Catedral de São Carlos, presidiu o último dia da Novena em Honra a São Carlos Borromeu, Padroeiro Diocesano, e realizou o rito de instituição do Ministério de Acólito para os seminaristas do terceiro ano do Curso de Teologia.

Com a presença dos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, e um grande número de fiéis leigos de todas as Comunidades de nossa Diocese, este nono dia da novena foi um grande louvor a Deus por todas as bênçãos que Dele temos recebido, de uma maneira especial as vocações sacerdotais.

Em sua homilia, Dom Paulo destacou a dedicação de São Carlos Borromeu em servir principalmente os mais necessitados. São Carlos era possuidor de muitos bens e pertencente a uma família de muita influência no meio social em sua época. Entretanto não deixou-se envaidecer, e quando o povo mais precisava de ajuda, lá estava Carlos Borromeu se doando, gastando a sua vida em prol do seu próximo.

Dirigindo-se aos Seminaristas, Dom Paulo pede que eles sigam o exemplo de São Carlos Borromeu, e procurem sempre cada vez mais a santidade, e que Cristo o Bom Pastor possa iluminar cada vez mais todos os que se dedicam a trabalhar em prol do Povo Santo de Deus.

Sobre o Ministério do Acolitato

Durante o período formativo no Seminário de Teologia, os seminaristas, cumprem determinadas etapas em vista da Ordenação Diaconal e posteriormente a Ordenação Presbiteral. Na Diocese de São Carlos, atualmente a caminhada preparatória que acontece no Curso de Teologia está dividida da seguinte forma:

1º ano de teologia: Admissão às Sagradas Ordens

2º ano de teologia: Instituição do Ministério de Leitor

3º ano de teologia: Instituição do Ministério de Acólito

4º ano de teologia: Ordenação Diaconal transitória.

Claro que além de receber os Ministérios acima descritos, o seminarista deve cumprir diversas outras etapas, como a formação acadêmica, pastoral e outras que também fazem parte da formação sacerdotal.

São os seguintes seminaristas que receberam o Ministério do Acolitato:

Aldenir Aldo Silva de Andrade

Diego Schiavi

Lucas Mendes Gabriel

Matheus Carrara Santiago

Regivânio Martins da Silva

Rubens Romão Corrêa Júnior

Tiago Henrique André

Willian Marcelo da Silva

 

 

 

 

Deixe uma resposta