Diocese São Carlos maio 10, 2017

Dom Paulo Cezar empossa Padre Carlos Alberto como Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos

Dom Paulo Cezar empossa Padre Carlos Alberto como Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Na noite desta terça-feira, 09, o Vicariato São Carlos recebeu com alegria seu Vigário Episcopal, Pe. Carlos Alberto Giacone. A cerimônia de Posse Canônica aconteceu durante Santa Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, no Santuário de Adoração São Pio X, em São Carlos.

O CDP (Centro Diocesano de Pastoral) passa a ser a sede canônica deste Vicariato. Pe. Carlos Alberto, que é Pároco da Paróquia Santa Luzia, em São Carlos, exercerá a função pelos próximos três anos.

Concelebraram os Vigários Gerais, Pe. Eduardo Malaspina e Pe. Marcos Antônio Ghidelli, o Chanceler do Bispado, Pe. Luiz Sleutjes, e demais sacerdotes. Também estiveram presentes diáconos, seminaristas, irmãs religiosas, autoridades e o povo de Deus.

Seguindo o rito da posse, procedeu-se a leitura da Provisão Canônica: “Havemos por bem nomear, como de fato pela presente provisão nomeamos, o Revdo. Pe. Carlos Alberto Giancone, Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos pelo prazo de três anos a contar da presente data” (trecho extraído da Provisão Canônica). Na sequência, Dom Paulo entregou a Provisão ao Vigário Episcopal, apresentando-lhe ao Clero e ao povo de Deus.

Transcorrendo-se a Santa Missa, Dom Paulo iniciou a homilia refletindo sobre a festa judaica da dedicação do templo; exortou o vicariato a ser a Igreja próxima de seus filhos e filhas – “Que este vicariato possa ser a imagem do pastor que conhece as ovelhas, e essas o seguem. Que possa realizar este trabalho de uma Igreja próxima, e que os vigários sejam pastores que, a exemplo de Barnabé, dão a vida pelas ovelhas”.

Como determina a disciplina da Igreja, Pe. Carlos Alberto fez a profissão de fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica (como devem fazer todos os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da Igreja), e, na sequência, fez o juramento de fidelidade.

Dom Paulo se dirigiu ao Padre Carlos Alberto e destacou: “Aqui neste seu vicariato você tem a missão, comigo, de fazer com que esta porção do rebanho que me ajuda a governar e conduzir, seja conduzida verdadeiramente a águas límpidas, à vida eterna; os nossos pastores, animados por mim e por você, a exemplo de Barnabé sejam homens bons, homens cheios do Espírito, homens de fé, homens que verdadeiramente são presença do Bom Pastor. O Espírito que conduziu Barnabé, conduz a Igreja de Cristo. Que possamos dar a cada filho e filha uma Igreja verdadeiramente caminho para a vida eterna”, concluiu.

Revisão: Padre Paulo Travaglini

Foto: Diego Bortolin

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.