Dom Paulo Cezar Costa bispo diocesano celebra seu aniversário natalício

0
977

Por Sidney Prado –  Assessoria de Comunicação

A nossa diocese está em festa. Celebramos ontem, 20 de julho, com muita alegria o aniversário natalício de nosso Bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa. Oriundo de Valença – RJ, foi nomeado como bispo da Diocese de São Carlos/ SP em Junho de 2016 pelo Papa Francisco.

Dom Paulo trata com muito carinho e atenção as ovelhas que lhe foram confiadas pelo próprio Deus, servindo sempre feliz e alegre. Tem como característica marcante o acolhimento, estando sempre próximo dos seus fiéis e disponível a ajudar sempre que preciso.

Na manhã de ontem, 20, celebrou o dom de sua vida presidindo a Santa Missa às 10h30, na Paróquia Santo Antônio, na cidade de São Carlos, acompanhado do clero e do Povo de Deus presente na Diocese de São Carlos.

HOMILIA

Louvamos e bendizemos a Deus pela vida e pelo sim vocacional de nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa e pedimos que Ele possa continuar abençoando e conduzindo nossa Igreja Particular.

Conheça Dom Paulo Cezar Costa

Nascido na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de julho de 1967, filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral.

Foi ordenado Presbítero no dia 05 de dezembro de 1992. Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo sido ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011, na Catedral do Rio, pelas mãos do arcebispo Dom Orani João Tempesta. Escolheu como lema episcopal: “Tudo suporto pelos eleitos”.

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).

Professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professor e Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, Professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Na área acadêmica possui experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: Cristologia, Patrologia e Trindade.

Como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio atuou como animador da Pastoral Universitária, como Bispo da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araujo Sales.

No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. É, também, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB.

Na Jornada Mundial da Juventude em 2013 foi o grande articulador, responsável por todo evento no Rio de Janeiro.

Confira aqui as mensagens enviadas por Familiares, Bispos, Autoridades e Amigos pela passagem do aniversário natalício de Dom Paulo.

FAMILIARES

BISPOS

AUTORIDADES

AMIGOS

ACOMPANHE AQUI MOMENTOS EMOCIONANTES DE DOM PAULO EM SUA MISSA DE ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

CONFIRA ALGUNS CLICKS: 

Dom Paulo Celebra 50 anos de Vida

Foto de Capa: Stéfano Fachina

Vídeo da Homilia : Silvia Ferraz

Fotos do álbum: Sidney Prado

Deixe uma resposta