Diocese São Carlos out 18, 2016

Dom Paulo Celebra Missa de Dedicação de Altar em Borborema

Por Pascom Paróquia São Sebastião em Borborema.

No domingo, dia 09 de outubro, dentro das festividades de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de nosso Santuário, Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos, esteve presente para presidir a celebração de Dedicação do Altar, no 7º Dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida. Um ritual belíssimo que trazia emoção aos fiéis presentes que lotou o Santuário, corredores laterais e o átrio.
Nos ritos iniciais, Dom Paulo fez a aspersão com água na assembleia e no altar que será ungido. O rito de Dedicação do Altar, envolve a unção, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar.
Primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos do arcebispo. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.
Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde é celebrado o Mistério Pascal de Cristo, sua morte e ressurreição. Por fim, o altar foi iluminado pelas mãos do Diácono Kécio Henrique, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.
Os padres Pedro de Celso e Valmir Davi e a Comunidade do Santuário, agradeceram o convite aceito pelo Dom Paulo de estar presente nas festividades de Nossa Senhora Aparecida em nossa cidade.
Ao final da celebração, Dom Paulo ficou na porta central cumprimentando e abençoando os fiéis. Em seguida, conheceu a Sala dos Milagres que sempre é aberta no dia 12 de outubro, no dia da padroeira.
Está é a segunda vez que nosso bispo visita Borborema, depois de sua posse em agosto de 2016. Além da Missa no Santuário, Dom Paulo esteve presente no Centro de Evangelização, onde conheceu as instalações e os resultados da reforma no local, e especialmente encerrou o Congresso Diocesano Jovem da RCC com a celebração eucarística.

Veja as fotos