Diocese São Carlos dez 28, 2017

Dom Paulo celebra abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 10 anos da Paróquia Sant’Ana e São Benedito em Trabiju.

Com informações de Willian Letice e fotos Pascom Trabiju

A comunidade paroquial de Sant’Ana e São Benedito, da cidade de Trabiju, esteve em festa na noite do dia 26 de dezembro, quando recebeu com muito carinho o nosso Bispo Diocesano – Dom Paulo Cezar Costa, que esteve presente para celebrar a abertura do Ano Jubilar comemorativo aos 10 anos da Paróquia.

No segundo dia da oitava de Natal e Festa de Santo Estêvão – Mártir da Igreja, a comunidade reuniu-se, mais uma vez lotando toda a Igreja Matriz de Trabiju, para este dia de festa.

Em sua fala inicial, Dom Paulo disse sentir-se muito bem acolhido nesta comunidade e ressalta a fé e perseverança dos fiéis que há muito tempo professam sua fé neste local e que, há 10 anos (27 de Dezembro de 2007) foi erigida à Paróquia por Dom Paulo Sérgio Machado (Bispo Emérito), significando a maturidade na vida de um povo.

Durante a homilia, Dom Paulo falou sobre a vida de Santo Estêvão e o significado de celebrá-lo logo após o Natal do Senhor: “Qual significado de celebrar um santo logo após o natal? É o testemunho de Jesus Cristo.”

Na reflexão do Evangelho do dia, Dom Paulo disse que “Jesus previne os apóstolos da necessidade de dar testemunho dele e para dizer porque acreditam em Jesus Cristo – para justificar a sua fé.”

Dom Paulo disse ainda que em algumas partes do mundo o fato de ser cristão é motivo para perseguição: “Há muita gente que não pode ainda hoje, livremente, professar a sua fé em Jesus Cristo, pois é motivo de perseguição e morte, mesmo nos dias atuais. Há muita gente que ainda hoje morre por ser católico.” E complementa: “Jesus promete sua assistência ao discípulo: Quando forem chamados nos tribunais, não vos preocupeis, pois o Espírito não vos deixará sozinhos. Ele nos assiste no nosso testemunho de Jesus Cristo. Que Santo Estêvão sejam este grande testemunho para nós. Nos 10 anos de nossa Paróquia, que sejamos como Santo Estêvão, dando testemunho da nossa fé. Somos chamados a testemunhar através de nossas atitudes de bondade, de justiça, de verdade, do bem que a gente faz e também através da nossa capacidade de anunciar Jesus Cristo aos outros.”

Dom Paulo pediu para que possamos continuar dando testemunho, para que tanta gente em Trabiju possa se encontrar com Jesus Cristo através do nosso testemunho.

Dom Paulo ao final de sua homilia também expressou sua felicidade por ver nossa igreja completamente lotada: “A nossa igreja, graças a Deus, já não cabe todo mundo – Oxalá, venham tantas outras, na porta, nos corredores, onde estiverem. Porque o nosso testemunho tem que falar. Que a nossa paróquia possa continuar a ser cada vez mais bonita e testemunhar Jesus Cristo com beleza e que nossa forma de viver continue testemunhando Jesus Cristo.”

Ao final da celebração, a comunidade homenageou Dom Paulo pela comemoração dos seus 25 anos de Ordenação Sacerdotal, onde lhe foram entregues uma rosa para cada ano:

1- Rendendo graças a Deus pelo dom da vida do nosso Pastor;

2- Pela família que o educou na Fé Cristã;

3- Pelo dom da vocação;

4- Pelo amor que une o seu coração ao coração da Virgem Maria;

5- Pelo teu amor as Sagradas Escrituras;

6- Pela sua dedicação à teologia da nossa igreja, pelo seu mestrado e doutorado;

7- Pela fé tão sincera e profunda que habita seu coração;

8- Pela esperança que guardas em teu coração e as leva aos nossos corações;

9- Pela caridade presente na tua vida e em toda sua história;

10- Pela humildade do teu coração;

11- Pela mansidão em seu coração de pastor;

12- Pelo amor a Jesus Cristo – és um Sacerdote apaixonado por Jesus;

13- Pelo dom da alegria;

14- Pela coragem presente também em seu coração e em suas ações;

15- Por todos os dons do Espírito Santo presentes em seu coração;

16- Pela sua vida de oração e intimidade com Jesus;

17- Pelo seu amor, zelo e cuidado à Sagrada Liturgia;

18- Pelo seu amor aos Sacramentos;

19- Pelo seu amor à Santíssima Eucaristia;

20- Pelo seu amor às Vocações;

21- Pelo seu cuidado e atenção ao rebanho;

22- Pela sua simplicidade;

23- Por ser nosso Bispo e por sua eleição;

24- Pelos seus vinte e cinco anos de Sacerdócio;

25- Pelo seu coração.

Após a entrega das flores, Padre Diogo Amaro da Silva – Administrador Paroquial, agradeceu a presença de Dom Paulo, ressaltando a alegria da comunidade em recebe-lo. “Saiba que aqui o senhor é muito amado e aqui este povo ama e reza constantemente pelo senhor e ouve também a sua direção e a sua condução”.

Na oportunidade, foi entregue à comunidade toda a reforma realizada nas instalações elétricas da Igreja Matriz com substituição de toda iluminação que encontrava-se precária e a instalação de novos ventiladores, tudo isso fruto do dízimo e da colaboração de cada paroquiano.

Ao final da Celebração, Dom Paulo abençoou o bolo de aniversário da Paróquia que foi partilhado com todos os fiéis presentes e agradeceu de forma especial pela homenagem recebida pelos seus 25 anos de Ordenação Sacerdotal e pediu que continuemos rezando por ele.

Dom Paulo parabenizou a Paróquia pelos 10 anos e agradeceu também a doação do Padre Diogo nesta comunidade e também a presença do Padre Marcelo Francelin que muito colaborou neste ano dando a vida, também nesta paróquia até a chegada do Padre Diogo.

Click aqui e confira as fotos desta celebração