DOM PAULO CELEBRA A NOVENA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM ARARAQUARA

0
957

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

A Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Araraquara, está celebrando o centenário das aparições da Virgem Maria, em Fátima. Nesta quinta- feira, 11 de maio, recebeu com muita alegria nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa, para celebrar o oitavo dia da novena em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Dom Paulo refletiu sobre a temática “Maria, Rainha do Rosário”. “Maria tem uma importância fundamental na vida do povo e da Igreja; ela nos conduz a Cristo, através de seus ensinamentos, e nos mostra que devemos estar em oração, seja em casa, no local de trabalho, na caminhada…, onde estivermos, é preciso estar em oração! Maria não fica em si, está em saída, nos ensina isso, e se coloca a serviço desta Igreja em saída” – ressaltou.

A Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima neste sábado, 13 de maio. As aparições de Fátima são um acontecimento marcante na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. A Igreja confirmou que elas apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã.

Com efeito, a mensagem de Fátima é eloquente para os crentes de todos os tempos; não ficou presa a uma época passada, mas projeta um dinamismo para o nosso presente e abre horizontes de fé para o futuro da história humana.

Uma vez que os acontecimentos de Fátima são um apelo à humanidade do nosso tempo, também a celebração do primeiro centenário procura ser mais um instrumento deste apelo atual. Não se trata, portanto, de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado.

A peregrinação do papa Bento XVI à Cova da Iria, em maio de 2010, na sequência das de seus predecessores, mostra-nos, de algum modo, que na mensagem de Fátima há um conjunto de elementos que a podem tornar veículo de evangelização, caminho para a conversão e para o encontro com Jesus Cristo.

Neste sentido, também esta celebração deverá ser um contributo qualificado para aprofundar e atualizar esta mensagem; poderá constituir um impulso na renovação e fortalecimento da fé, apresentar-se-á como um auxílio para o crescimento espiritual do povo de Deus. Logo, a celebração deste centenário é, antes de mais e sobretudo, um projeto pastoral, que privilegia o caráter espiritual e de reflexão da fé.

A Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Araraquara, terá a seguinte programação:

Missa às 06h da manhã, Oração do Ângelus às 09h, e, durante o dia, a oração das mil Ave Marias; às 18h30, procissão luminosa e Missa.

Sobre as comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, destacou Dom Paulo: “Este acontecimento nos enche de júbilo e reafirma a atualidade da sua mensagem para a revitalização de nossa fé e de nosso compromisso evangelizador”.

Foto: Silvia e Flavio Ferraz

Deixe uma resposta