Diocese São Carlos jun 21, 2018

Dom Joviano de Lima Junior 6° Ano de Seu Falecimento

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Nesta quinta- feira, 21 de junho, a nossa Diocese de São Carlos faz memória, por ocasião do 6° ano, do falecimento de Dom Joviano de Lima Junior, Bispo que foi o 5º pastor da Diocese de São Carlos no período de 1996 a 2006.

Seu Episcopado na Diocese de São Carlos

Tomou posse em São Carlos em 21 de Janeiro de 1996. Dom Joviano percorreu, por mais de uma vez, sua vasta Diocese. Visando implantar o Projeto Rumo ao Novo Milênio, instituiu a Coordenadoria do PRNM. Dividiu as 04 Regiões Pastorais, sem descaracterizá-las, surgindo 13 Setores Pastorais com a participação e o protagonismo dos leigos. Criou a Escola de Formação para os Diáconos Permanentes; Escola de Formação para Catequistas na cidade de São Carlos e Equipe de Formação para Coordenadores Leigos. Determinou o Estágio Pastoral antes da Ordenação Sacerdotal para os Diáconos em tempo integral nas Paróquias. Promoveu a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, enfocando a Pastoral do Batismo.

Dom Joviano promoveu, em toda a Diocese, nos três anos que antecediam o Centenário da Diocese de São Carlos, a Revisão Ampla, onde toda a Diocese participaria, Clero e leigos, com questionários.

Ordenou 30 Diáconos Permanentes e 27 presbíteros, e durante a sede vacante, mais dois presbíteros. Criou 14 paróquias e 02 quase-paróquias.

Em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto, nesta cidade desde a sua posse no dia 03 de junho de 2006, ordenou 16 presbíteros diocesanos e 01 religioso.

Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano nos ilumine nesta hora na qual recordamos seus 5 anos de falecimento e sirva de inspiração para nossa Diocese que vive este momento de reflexão e ação Pastoral.

Conheça Dom Joviano de Lima Junior

Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, é filho de Joviano dos Santos Lima e de Olga de Oliveira Lima, ambos falecidos. Nasceu em 23 de abril de 1942 em Uberaba (MG).

Em sua terra natal, terminados os estudos primários, ginasiais e colegiais no Colégio Diocesano dos Irmãos Maristas, ingressou no Noviciado da Congregação do Santíssimo Sacramento, em 1964. Ainda nesta mesma cidade, recebeu o presbiterato das mãos de D. Almir Marques Ferreira, na igreja de Santa Teresinha.

Tendo realizado estudos universitários em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e Liturgia, dedicou-se ao magistério e à pastoral nos campos da animação vocacional, litúrgica, familiar e ecumênica, no Brasil (especialmente na Diocese de Santo André e Arquidioceses de São Paulo e Uberaba) e no exterior (Dublin, na Irlanda, em Cleveland e Nova York, nos Estados Unidos).

Foi pároco dois períodos em Santa Ifigênia e coordenador da pastoral do Setor Catedral, em São Paulo, e pároco da Adoração, em Uberaba. Exerceu a função de secretário executivo e posteriormente o mandato de presidente da CRB Regional de São Paulo. Em sua Congregação foi Diretor dos Estudos, Mestre de Noviços, Superior, Conselheiro, Provincial, Consultor Geral e Vigário Geral.

Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi Assistente Eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino.

Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira.

Foi Vice-Presidente do Regional Sul 1, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

Dom Joviano de Lima Junior

*23/04/1942