Diocese São Carlos out 24, 2017

Dom José Luiz Azcona recebe título doutor honoris causa da UFPA

Dom José Luiz Azcona recebe título doutor honoris causa da UFPA

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações e fotos da Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 23, Dom José Luiz Azcona Hermoso, bispo emérito da prelazia do Marajó, no estado do Pará, recebe da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título de doutor honoris causa.

Considerado o mais alto dos graus universitários, o título é concedido a personalidades que se destacaram pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Dom Azcona é espanhol de Pamplona e chegou como missionário ao arquipélago do Marajó em 1985. Dois anos depois, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II e assumiu a Prelazia do Marajó. Ele é defensor dos direitos humanos, destacadamente na luta contra o tráfico de pessoas e exploração sexual de menores, e de uma sociedade fundamentada na justiça social – batalhas que já lhe custaram inúmeras ameaças de morte.

Em declaração à Rádio Vaticano, Dom Azcona afirma que mais do que um reconhecimento pessoal, esta outorga levanta um questionamento a ser refletido sobre o papel das Universidades na América latina e, de modo especial, na Amazônia. É preciso analisar, segundo ele, se as universidades são instituições que servem à sociedade com qualidades éticas e humanas, para determinar o desenvolvimento integral de que a Amazônia tanto necessita, ou se são uma forma de prosseguir o elitismo, uma área para privilegiados nesta sociedade, que continua precisando de igualdade, fraternidade e autêntica paz.

O bispo acredita que é preciso formar ética e moralmente os estudantes para que a profissão também esteja ligada a serviços, para gerar, em áreas que precisam, igualdade e fraternidade.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.