Diocese São Carlos out 24, 2017

Dom José Luiz Azcona recebe título doutor honoris causa da UFPA

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações e fotos da Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 23, Dom José Luiz Azcona Hermoso, bispo emérito da prelazia do Marajó, no estado do Pará, recebe da Universidade Federal do Pará (UFPA) a outorga do título de doutor honoris causa.

Considerado o mais alto dos graus universitários, o título é concedido a personalidades que se destacaram pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Dom Azcona é espanhol de Pamplona e chegou como missionário ao arquipélago do Marajó em 1985. Dois anos depois, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II e assumiu a Prelazia do Marajó. Ele é defensor dos direitos humanos, destacadamente na luta contra o tráfico de pessoas e exploração sexual de menores, e de uma sociedade fundamentada na justiça social – batalhas que já lhe custaram inúmeras ameaças de morte.

Em declaração à Rádio Vaticano, Dom Azcona afirma que mais do que um reconhecimento pessoal, esta outorga levanta um questionamento a ser refletido sobre o papel das Universidades na América latina e, de modo especial, na Amazônia. É preciso analisar, segundo ele, se as universidades são instituições que servem à sociedade com qualidades éticas e humanas, para determinar o desenvolvimento integral de que a Amazônia tanto necessita, ou se são uma forma de prosseguir o elitismo, uma área para privilegiados nesta sociedade, que continua precisando de igualdade, fraternidade e autêntica paz.

O bispo acredita que é preciso formar ética e moralmente os estudantes para que a profissão também esteja ligada a serviços, para gerar, em áreas que precisam, igualdade e fraternidade.