Diocese de São Carlos se prepara para Solenidade de Corpus Christi 2018

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Para celebrar a festa de Corpus Christi na última quinta- feira deste mês de maio, (31), os quatro Vicariatos Episcopais de nossa Diocese de São Carlos, estão preparando a programação com a tradicional confecção de tapetes, procissões e Missas.

A festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, sendo o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão, às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia.

A principal característica desta data é a confecção dos tapetes de serragem, coloridos com tinta xadrez, onde são feitos diversos desenhos religiosos, como a representação da Eucaristia, símbolos das pastorais e movimentos atuantes nas paróquias, imagens de santos padroeiros, dentre outras. É comum que os tapetes, também, sejam produzidos à base de tecidos em suas diversas qualidades. Por eles, passam a procissão com o Sacramento da Eucaristia.

Nos próximos dias, você confere, em nosso Portal Diocesano, a programação completa do Vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio.

Video Prefeitura de Matão

Corpus Christi

O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264, pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e, tem o objetivo de celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon, teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, por meio da Bula “Transiturus”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje, são usados durante a celebração.

Em Nova Friburgo, o evento começou há aproximadamente 100 anos, no Colégio Anchieta e, a partir de 1969, se estendeu pela General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral de São João Batista. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.