DIOCESE De SÃO CARLOS LANÇA “ESCOLA DIOCESANA DE TEOLOGIA”

0
879
Escola Diocesana de Teologia

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Conforme divulgado e lançado em nossa XXV Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu na manhã desta quarta- feira (15), uma de nossas prioridades a partir de agora é a Formação de Leigos das diversas comunidades, formação básica antropológica, teológica, catequética, espiritual e doutrinal, baseando-se fundamentalmente na Sagrada Escritura e nos documentos do Concílio Vaticano II, do CELAM e da CNBB, bem como do Plano Pastoral Diocesano.

Sendo assim, a pedido do nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa, a Diocese de São Carlos está implantando a Escola Diocesana de Teologia (EDiT) como uma estrutura da comunhão Diocesana.

Essa formação deve levar o leigo/leiga a cumprir a missão de Cristo e da Igreja, exige sólida instrução na doutrina teológica, ética, filosófica e formação espiritual, segundo a idade, condição e talento de cada qual. A formação não pode manter-se somente na instrução teórica, mas deve levar a aprender a ver, julgar e agir em todas as coisas sob a luz da fé. (Apostolicam Actuositatem n. 29)

Para o diretor da escola, Padre João Vitor Bulle, a proposta não é apenas promover cursos, mas sim junto com equipe de coordenação, professores e alunos fazer acontecer o aprofundamento das dimensões comunitária, espiritual, intelectual, e pastoral-missionária: “A Escola Diocesana de Teologia (EDiT) tem por objetivo promover as outras três etapas: o aprofundamento do discipulado com o Curso de Teologia e os minicursos, a espiritualidade comunitária com os minicursos e retiros, e a missão como resultado prático das atividades promovidas pela EDiT”, destacou.

Em sua fala ainda destacou: “A EDiT quer ser, também, um organismo eclesial diocesano de visão de conjunto e convergência das diversas iniciativas formativas, constituindo uma equipe de formação convenientemente preparada que assegure a eficácia do próprio processo e que acompanhe as pessoas com pedagogias dinâmicas, ativas e abertas, seguindo como eixo central um projeto orgânico de formação, aprovado pelo Bispo e elaborado com os organismos diocesanos competentes”. (cf. Documento de Aparecida n. 281)

A sede da Escola Diocesana de Teologia (EDiT) está localizada no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Araraquara, Vicariato de São Bento, contudo, a médio e longo prazo há a perspectiva de expandir para outros.

A EDiT contará também com uma equipe de coordenação, composta por padres, diáconos e leigos, indicados e/ou aprovados pelo Governo Diocesano.

MATRÍCULA

Matrícula investimento $ 100,00 reais

Mensalidade investimento $ 50,00 reais

Forma de Pagamento: Boleto / Pague seguro

Inscrições: a partir de 16 anos, aqueles que tiverem de 16 até 18 anos os pais devem preencher um formulário de autorização que será enviado pela escola.

Clique aqui e faça agora mesmo a sua inscrição

Obs.: A inscrição será oficializada mediante carta de apresentação do pároco de sua comunidade, maiores explicações na devolutiva da inscrição.

CURSO DE TEOLOGIA:

O Curso tem duração de três anos, divididos em seis semestres, com aulas semanais ás terças e quintas com duração quatro horas/aula; das 19h30 às 22h30.

 

Deixe uma resposta