Diocese São Carlos dez 15, 2017

Diocese de São Carlos: Jonas e Paulo São ordenados Diáconos Transitórios

Por assessoria de comunicação/ Fotos: Diego Bortolin

Na noite desta quinta – feira, 14 de dezembro a nossa Diocese de São Carlos, ganhou em uma só noite, dois novos Diáconos Transitórios os seminaristas Jonas Rafael da Silva e Paulo Henrique Zavatti Caparelli. A celebração foi realizada na  Matriz de São Bento na cidade de Araraquara e foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa. Vários padres, diáconos, seminaristas, religiosos, familiares e amigos de diversas cidades da Diocese compareceram na celebração.

Dentre os ritos da ordenação estão a prostração do ordenando diante do altar em sinal de humildade e entrega; a promessa de respeito e obediência ao bispo; a entrega do Evangelho; e a colocação da dalmática, que é a roupa que o diácono usa nas celebrações.

O Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, um servidor, está a serviço do Reino de Deus e pode presidir batizados, casamentos, ajudar e servir no altar, celebrar e proclamar a Palavra e exercer a caridade.

Conheça a história dos nossos Diáconos Transitórios

JONAS RAFAEL DA SILVA, 25 anos. Natural de Araraquara, em 06/10/1992, mas residente, desde criança, em Amércio Brasiliense. É filho de José Domingos da Silva e de Joséfa Madalena Galdino da Silva. São três os seus irmãos: Letícia, Cleber (in memoriam) e Gustavo. Cursou o Ensino Fundamento na Escola João Batista, Alberto Rollo e Virgílio Gomes; o Ensino Médio foi cursado nas escolas Dinorá Gomes e Raio de Sol, todas na cidade de Américo Brasiliense. Desde os trezes anos, quando de sua participação nos grupos de jovens e retiros, sentia-se chamado a uma doação total a Deus. Assim, aos dezoito anos, depois de rezar e ser acompanhado pelo Padre Marcelo Souza, pároco da Paróquia de São Bento, ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos, aos 13/02/2011. Durante a formação filosófica, que foram feitas no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino,fez estágio pastoral nas paróquias Santuário São Pio X e São Judas Tadeu, ambas em São Carlos. Quando do seu ingresso na teologia, em 2014, fez pastoral nas paróquias de Nossa Senhora do Carmo, em Araraquara, e por dois anos na Paróquia São Nicolau de Flüe, em São Carlos. Atualmente, faz estágio pastoral na Paróquia de Santo Antônio, em Gavião Peixoto. O seu lema de ordenação é “… não saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo…” (1Cor 2, 2).

PAULO HENRIQUE ZAVATTI CAPARELLI, 25 anos, é o único filho de Paulo Zavatti Caparelli Junior e Sandra Regina Jardim Caparelli. Nasceu em 20/12/1991 em Araraquara – SP e aí cresceu. Cursou o ensino fundamental no Centro Educacional SESI – 158 e o ensino médio no Colégio COC, unidade centro, ambos em sua cidade natal. Despertou para a vocação aos 17 anos, e, com o apoio de sua paróquia de origem, São Bento, ingressou para o Seminário de Filosofia em 13/02/2011, com 19 anos. Durante os três anos de formação filosófica, trabalhou no Santuário São Pio X, na Catedral de São Carlos Borromeu e na Paróquia Santa Luzia, todas na cidade de São Carlos. Após concluídos os estudos no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, iniciou o curso de Teologia na Puc-Campinas, em 2014. Durante a Teologia trabalhou nas paróquias Santo Antônio e São Vicente – Itápolis, São Bento – Araraquara, São Domingos Sávio – São Carlos, Santa Eudóxia – São Carlos e São José – Torrinha. Em 2015 recebeu a admissão às ordens sagradas e o ministério de leitor, em 2016 recebeu o ministério de Acólito, e nesta quinta-feira 14 de dezembro, memória de São João da Cruz, foi ordenado Diácono, tendo como lema ministerial “… não saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo…”.

Ao todo nossa diocese vai ordenar 11 novos Diáconos Transitórios, que começam a se preparar para receber a Ordem Sacerdotal.

Confira mais fotos clicando aqui:

Confira as próximas ordenações:

José Miraldo Almeida Machado

15 de Dezembro