Diocese de São Carlos apresenta tema da Campanha da Fraternidade 2017

0
1361

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa

Foi realizado na noite desta segunda – feira, 20, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. O evento aconteceu no Teatro La Salle e reuniu padres, autoridades, gestores públicos, seminaristas, irmãs religiosas, missionários e leigos.

O tema desse ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema é “Cultivar e guardar a criação”.

A campanha tem caráter nacional, guiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e será vivenciada em todas as paróquias da Diocese.
O nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, fez a abertura do evento e em seguida, a Banda Hesed executou o Hino da Campanha da Fraternidade 2017. O Padre Marcio Coelho, assessor da Campanha, na Diocese, falou sobre as reflexões a se fazer a cerca do texto base da campanha, na qual a proposta é a diversidade de cada bioma e as relações da vida e cultura de todos os povos.

Em seguida, a Professora doutora em ecologia, Dalva Maria da Silva Matos, falou da necessidade de todos (as) agirem com atitudes de prevenção ambiental. Disse que os biomas – fragmentos de vegetação existentes em áreas urbanas e rurais são importantes para o equilíbrio ambiental e perguntou se estamos fazendo o que foi proposto nas edições anteriores. “O planeta não é nosso, é preciso zelar, porque ele é dos meus filhos, meus netos e das futuras vidas que virão e precisam ver o quanto o nosso bioma é maravilhoso” afirmou.

A Professora destacou o cuidado com o Rio Doce e as áreas afetadas pelo rompimento da barragem.

Padre Márcio Coelho, no encerramento do evento destacou como será a articulação para toda a comunidade vivenciar a Campanha da Fraternidade de 2017.

Para o nosso Bispo, Dom Paulo, todos os anos é debatido um assunto de interesse social. “No ano passado falamos sobre saneamento básico, esse ano vamos falar dos biomas. É um conhecimento que nós temos das coisas que Deus criou. Muitas vezes o homem estragou tudo isso”, afirmou o bispo.

Com todos os presentes cantou a Oração de São Francisco de Assis, no Cântico das Criaturas, que expressa em oração a alegria pela criação.

Click e confira algumas fotos:

Campanha da Fraternidade 2017/ São Carlos

Deixe uma resposta