Diocese São Carlos maio 14, 2018

Diocese celebra 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Fotos: Reiza Lopes

Aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, na manhã deste último sábado (12), um encontro com os membros da Pastoral da Comunicação – PASCOM, profissionais de comunicação de São Carlos e região, estudantes e, a comunidade em geral, para refletir sobre, “Fake News e Jornalismo de Paz”, “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32), temática apresentada pelo Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Encontro contou ainda, com a presença do nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar de nossa Diocese de São Carlos, Padre Robson Caramano, Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese, Padre Ramon Aparecido Ramos, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação e o Jornalista Fábio Ventura.

Padre Ramon Ramos, Assessor Diocesano da Pascom, iniciou o encontro com breve momento de oração e após, o jornalista Fábio Ventura, fez sua exposição falando aos presentes sobre a importância de sermos vigilantes com os conteúdos consumidos pelos portais e redes sociais: “ Fake news, notícias falsas, divulgadas nos últimos tempos, são informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, gerando distorções dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos”, destacou.

Ainda, enfatizou que hoje em dia, as pessoas precisam ter muito senso crítico com o que elas leem nas redes sociais: “É preciso procurar as respostas certas, mas principalmente, fazer as perguntas certas. A informação precisa ser checada, é preciso ver se a mesma informação está em outros sites, o conteúdo da mensagem se está escrito de forma objetiva, sem muitos aditivos, se as regras básicas de escrever estão sendo respeitadas, isso mostra o que um conteúdo profissional precisa ter. Sendo assim, se é uma informação oficial, ou, se é Fake News”, disse Ventura.

O jornalista, agradeceu a oportunidade de estar neste evento e, achou essencial um encontro formativo que acompanha o desenvolvimento e as contínuas mudanças, que ocorrem no âmbito da comunicação: “Achei muito interessante, todas as instituições tem que discutir isso, porque, só assim, você consegue fortalecer a qualidade de seus colaboradores, das informações que vão circular dentro da sua empresa, dentro da sua instituição inclusive. É um assunto muito pertinente e, o Papa Francisco, foi muito feliz em escolher esse tema, porque, é uma ameaça à democracia. Informação é poder e quando este poder, e quando uma informação é feita para manipular poder, mentes e corações é preciso sinal de alerta, é preciso parar repensar e discutir que tipo de sociedade que a gente quer e que tipo de qualidade de informação a gente demanda”, concluiu Fábio Ventura.

Após a apresentação do jornalista, Dom Eduardo Malaspina, refletiu com os presentes a mensagem do Papa Francisco. O Bispo Auxiliar explicou aos agentes e comunicadores que o Santo Padre, escolheu o tema das Fake News, as notícias falsas, em razão do contexto da cultura da comunicação digital, que gera   desencontro de informações e altera a verdade: “O papa Francisco defende que os meios de comunicação devem estar a serviço da verdade. Que cada palavra, som ou imagem tenha o objetivo de construir. Que a verdade seja seu instrumento de trabalho e o compromisso com a realidade dos fatos esteja a serviço de um jornalismo de paz, sem fingimentos nem falsidades, na busca das causas reais dos conflitos”, exortou Dom Eduardo.

Em suas palavras ainda, o Bispo Auxiliar, enfatizou que Papa Francisco em sua mensagem para esse dia, quer destacar o papel do comunicador cristão, nas redes e fora delas, que é, o de ser promotor da paz e da verdade: “O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II, por esta ocasião, o Papa costuma preparar uma mensagem, que é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas”, destacou.

Confira a explanação de Dom Eduardo – Vídeo Daniel Lima

Para concluir, Dom Eduardo disse aos presentes que educar para a verdade significa ensinar a discernir, a avaliar e ponderar os desejos e as inclinações que se movem dentro de nós, para não nos encontrarmos despojados do bem «mordendo a isca» em cada tentação, o melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas: pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga dum diálogo sincero, deixam emergir a verdade; pessoas que, atraídas pelo bem, se mostram responsáveis no uso da linguagem.

Faça o download desta apresentação.

52º Dia Mundial das Comunicações 2018

Para concluir foi feito a oração para 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, seguida da Santa Missa presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Confira as fotos deste evento

52º Dia das Comunicações Socias - Diocese de São Carlos 2018