Diocese São Carlos mar 22, 2018

Diocese acolhe novo presbítero

Diocese acolhe novo presbítero

Da Redação, com informações do Diácono Transitório Luiz Melo / Fotos de Jocelma Gama 

No último dia 19 de março, na Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja, na cidade de Ribeirão Bonito, Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, aconteceu a Ordenação Presbiteral do Diácono Francileudo Lacerda.

Tendo sido precedida de uma carreata com a imagem de São José, advinda do Distrito de Guarapiranga até à Igreja Matriz, aonde centenas de fiéis já aguardavam para a Celebração. Momento forte que contou com a participação de um número expressivo de pessoas, das mais diversas comunidades e Paróquias por onde o Diácono Francileudo fez seu estágio pastoral.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar destacou a figura de São José como homem justo, exortando o neo-sacerdote a espelhar-se no exemplo do pai adotivo de Jesus. A celebração contou ainda com a participação do Arcebispo Emérito de Passo Fundo, Dom Altieri; de diversos Padres, Diáconos, Seminaristas e amigos provindos das mais diversas cidades.

Ao final, no emocionante agradecimento, o Padre Lacerda agradeceu à Diocese pela acolhida e ao nosso Bispo pela confiança nele depositada; ainda mencionou a contribuição paternal que nestes últimos tempos o Mons. Eduardo Malaspina o concedeu.

Confira as fotos desta celebração


Francileudo Lacerda

Confira o agradecimento do Neo- Sacerdote Francileudo Lacerda

Agradecimento para o dia da minha Ordenação Presbiteral

Agradeço a Deus, pelo Dom da minha vida e da minha vocação! Agradeço a toda minha família, pelo apoio e incentivo para que esse dia tão bonito e, importante, fosse concretizado em minha vida. As minhas irmãs, que estão aqui presente, Valeria que hoje louva e agradece a Deus pelo seu natalício e, Fabely, minha irmã de coração, em nome das quais, saúdo a toda minha família que estão lá no Estado da Paraíba, acompanhando pelo facebook toda essa belíssima celebração.

Escolhi como lema para minha vida presbiteral “seduzistes me Senhor e eu me deixei seduzir” (Jr 20, 7). Que a cada dia da minha vida e do meu ministério presbiteral, eu seja seduzido pelo amor misericordioso de Deus Pai. Que na Igreja e, em especial, nesta Diocese, eu seja como aquela estrela que guiou os magos até Jesus na manjedoura, que assim, também, eu possa conduzir o povo de Deus a Jesus e, façamos juntos, a experiência do amor misericordioso de Deus.

Para chegar até este dia, tantas foram as pessoas que me ajudaram na caminhada, pessoas essas, que fizeram com que muitas tempestades fossem acalmadas. Agradeço ao meu Pai e Pastor, meu Bispo, Dom Paulo Cesar Costa, sou grato pela confiança que depositou em mim; que Jesus Bom Pastor lhe abençoe abundantemente.

É verdade, que outras pessoas que as chamo de anjos enviados por Deus estiveram ao meu lado, com palavras encorajadoras, animadoras. À Dom Paulo Sergio, nosso Bispo Emérito, que me acolheu nesta amada Diocese de São Carlos e, ao Padre da minha Paróquia de origem, Padre Allan, da Paróquia São José de Araraquara, muito obrigado por me acolher na sua casa e, pelo acompanhamento, no meu estagio pastoral.

Agradeço ainda, ao meu primeiro incentivador vocacional que nunca desistiu e sempre acreditou em minha vocação, ao meu amigo e irmão Padre Nicodemos, da Diocese de Cajazeiras, PB.

Ao Padre Edimilson, que foi meu Reitor e, que muito me ajudou, no meu discernimento. Ao Padre Marceluz da Paróquia são Pedro e santa Luzia em Araraquara, onde fiz estágio pastoral.

Ao senhor, Padre Morales, pelas inúmeras conversas e partilhas, sempre carregarei em meu coração os seus santos ensinamentos. Obrigado por permitir que eu dedicasse maior parte do meu Ministério Diaconal, na Comunidade São João Batista, em Guarapiranga, onde aprendi muito. Também, agradeço ao Diácono Luciano, que hoje, exerce seu ministério naquela amada comunidade.

Ao senhor, Monsenhor Eduardo Malaspina, como foi edificante as nossas partilhas que tanto me edificou e, com sua ajuda, pude amadurecer e me tornar um homem mais confiante, e, a esperar o tempo de Deus. Em nome do qual saúdo todos os Padres aqui presentes.

Muitos foram os Padres que foram sinais de Deus na minha vida:

Padre Rudival, amigo e irmão, que sempre tinha palavras acertadas no momento certo, como também, Padre Renê, em nome dos quais, um agradecimento especial a todos aos Padres que foram ordenados no último dia 22 de abril. Agradeço ainda ao Padre Ferdinando, que sempre esteve ao meu lado com palavras animadoras. E, ao meu amigo, Diácono Valdemir. Ao padre Zezinho, que foi meu diretor espiritual, ao Cônego Celso Biffi, pelas inúmeras acolhidas no Seminário em Campinas, ao Padre José Reinaldo, que me acolheu na Comunidade Sacerdotal, em São Carlos, em nome do qual meu abraço fraterno a todos das Paróquias N. S. de Guadalupe, São Bento e Rosa Mística. Ao Padre Francisco, da Diocese de Paracatu, Minas Gerais, muito obrigado por sua amizade, ao Frei Jose Maria da Ordem Mercedária, muito obrigado pela amizade e carinho, que Deus vos abençoe sempre. Leve meu abraço a todos da Ordem Mercedária, que este ano, comemora 800 anos.

Ao Dom Altieri, Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS), que com poucas palavras me animou e encorajou quando fizemos o ADI em Belo Horizonte, muito obrigado por ter vindo participar dessa alegria comigo e, com os meus irmãos de Presbitério.

Aos meus amigos e irmãos Seminaristas, muito obrigado pela amizade, conte com minhas orações, que Deus os abençoe e que perseverem nesta caminhada tão bonita.
Agradeço também, aos meus amigos que estão aqui de Brasília, Carlos, Silvana e sua família como também os que vieram de São Paulo Luiz e Gabriel.

Por fim, agradeço a todo povo de Deus da Paroquia Senhor bom Jesus da Cana Verde, as Pastorais e os Movimentos, em especial, a Pastoral Vocacional que, com muito zelo, fizeram todos os preparativos para esta celebração. Como também aos Cerimoniários, Padre Sergio, em nome do qual, meu agradecimento aos demais.

Que a virgem Maria e São José abençoe a cada um de vocês que estiveram aqui comigo, participando deste momento tão importante da minha vida.

MUITO OBRIGADO!!!

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.