Diocese São Carlos out 17, 2017

Dia Mundial das Missões será celebrado neste domingo

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Arquidiocese de Brasília

No próximo domingo, 22, a Igreja do mundo celebra o Dia Mundial das Missões. A data, que já está na 91ª edição, foi criada em 1926, pelo Papa Pio XI, que ficou conhecido como “Papa missionário”. Desde então, esse dia é tradicionalmente celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro.

Durante este dia, assim como em todo o mês de outubro, as paróquias são convidadas a realizarem atividades que motivem e incentivem o espírito de solidariedade, cooperação, partilha, missão e evangelização nos fiéis.

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco lembra que a data motiva a “refletir sobre a missão no coração da fé cristã”, o que toca diretamente em nossa identidade cristã, trazendo a tona as responsabilidades de cada um de nós e ações que deveríamos adotar neste mundo, que segundo o Pontífice, está baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem, sobretudo, os inocentes.

Ainda de acordo com o Papa, a missão de cada cristão é levar a o evangelho, que tem “poder transformador”. “Este é uma Boa Nova portadora duma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, o qual, comunicando o seu Espírito vivificador, torna-Se para nós Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14, 6). É Caminho que nos convida a segui-Lo com confiança e coragem. E, seguindo Jesus como nosso Caminho, fazemos experiência da sua Verdade e recebemos a sua Vida, que é plena comunhão com Deus Pai na força do Espírito Santo, liberta-nos de toda a forma de egoísmo e torna-se fonte de criatividade no amor”, disse o Santo Padre.

Coleta nas comunidades

Para colocar em prática os “gestos concretos de solidariedade”, como solicitou o Papa na mensagem, neste dia e também no dia anterior, 21 e 22/10, as coletas realizadas nas Santas Missas em todas as comunidades, paróquias, capelas e instituições arquidiocesanas serão enviadas integralmente para as Pontifícias Obras Missionárias (POM), entidade que coordena os trabalhos missionários da Igreja.

De acordo com a POM, “o dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido para um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, promoção humana, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais e assistência aos missionários em todo o mundo”.