Diocese São Carlos jun 14, 2017

Dia de Santo Antônio é comemorado em nossa Diocese

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

O nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, percorreu diversas paróquias de nossa Diocese para estar junto ao povo fiel neste dia 13 de junho, memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua. No Brasil e no mundo, Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja.

Pela manhã, esteve na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos. À tarde, visitou a Paróquia Santo Antônio de Jaú. E, à noite, Dom Paulo presidiu uma missa na Paróquia Santo Antônio na cidade de Itapuí, onde concelebraram o Pároco, Padre Romeu Antonio Parolize e o Vigário Paroquial, Padre Charles dos Reis.

Vida do santo

Nascido no ano de 1195 em Lisboa, atual capital portuguesa, Santo Antônio foi um frade franciscano cujo seu nome de batismo era Fernando Bulhões. Ele morreu com apenas 36 anos na cidade italiana de Pádua, onde se dedicou a pregação da palavra de Cristo.

Segundo a tradição católica, na Itália uma moça de família pobre desejava se casar com festa. A moça teria se ajoelhado e pedido ajuda a Santo Antônio, com quem tinha forte devoção. Milagrosamente um bilhete lhe foi entregue para que procurasse um comerciante de Nápoles, que a pagaria em prata equivalente ao peso do papel, insignificante.

Porém, o comerciante se lembrou de uma promessa feita também a Santo Antônio e deu à jovem 400 escudos de prata. Com a prata, a moça pôde se casar e Santo Antônio ficou conhecido como “Santo Casamenteiro”.

Foto: Edson Sudan