Diocese São Carlos out 3, 2018

Curso de Filosofia na Diocese de São Carlos completa 50 anos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

O curso de Filosofia da Diocese de São Carlos está completando 50 anos, e quando olhamos para a história, notamos inúmeras lutas e conquistas para que fosse possível chegar em seu cinquentenário.

O Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA), sobre a direção do Padre Marcio Coelho, juntamente com docentes presbiteros e leigos,  seminaristas do Curso filosofia, preparam uma programação especial para celebrar este Jubileu de Ouro.

Na presença do Bispo Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, Padre Márcio Coelho – Diretor do Infista, Padre Jose Carneiro (Padre Zezinho) – Reitor do Seminário de Filosofia e o Vice Reitor Padre Sergio Leonel e demais sacerdotes presentes e autoridades civis, junto aos seminaristas, nosso Bispo Diocesano – Dom Paulo Cezar Costa, agradeceu a todos e todas envolvidos na organização deste evento onde lembramos de inúmeras vidas doadas em favor da formação presbiteral para a Igreja  em especial para Diocese de São Carlos:

“Ao longo desses 50 anos nossa diocese juntamente com inúmeras pessoas de bem se doaram para que fosse possível a realização desta história. História esta que sem nenhuma interrogação, está escrito em cada coração que aqui passou e que aqui se encontra. Não podemos deixar com que 50 anos de vida filosófica caia no esquecimento. Sejamos os continuadores desta bela história, que é um verdadeiro marco para nossa diocese”, disse.

Dom Paulo Cezar realizou uma Conferência abrindo a programação comemorativa com a temática: O ser humano, um ser da transcendência, logo após a exposição do Bispo Diocesano, alunos do Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, apresentaram um painel retratando os 50 anos de história: fatos e protagonistas.

Homenagem

O Vereador Gustavo Pozzi e Luis Enrique, estiveram presente e entregaram para Dom Paulo Cezar Costa, uma placa parabenizando e se congratulando com a passagem deste Jubileu de Ouro, congratulação esta apresentada na Câmara Municipal de São Carlos, e aprovada por unanimidade por todos os vereadores, nesta terça – feira (03).

O Curso

O curso de Filosofia, foi criado em 09 de novembro de 1967, por Dom Ruy Serra, tendo seu início em fevereiro de 1968. Desde então tem formado com excelência os seminaristas no processo de preparação para o ministério presbiteral.

Em 2008

No início de 2008 Dom Paulo Sérgio Machado criou o INFISTA (Instituto de Filosofia Santo Tomas de Aquino), com o objetivo de distinguir o espaço de convivência e formação do Seminário e o espaço de formação acadêmica. Em 2015 foi firmado um acordo com o Claretiano Centro Universitário, para que os seminaristas realizassem o Curso de Filosofia no sistema de Educação a Distância (EaD); essa formação recebia uma complementação, com temas específicos da formação presbiteral.

Em 2017

Dom Paulo Cezar Costa reformulou o curso de Filosofia do INFISTA, para que oferecesse, em regime presencial, as disciplinas fundamentais exigidas pela Ratio Fundamentalis (2016) e pela CNBB (Doc. 93 – 1997), continuando também a oferecer o curso no regime EaD, no Claretiano. Em acordo firmado com o Claretiano, a partir de 2018 ocorreu a integração entre o curso de Filosofia no sistema EaD – Claretiano e a formação oferecida pelo INFISTA, com o aproveitamento dos estudos oferecidos por este Instituto.

Veja as fotos do evento:

50 anos do Curso de Filosofia

Assista a entrevista do diretor do Infista- Padre Márcio Coelho ao Programa Revista SDS na Rádio Diocesana de São Carlos.

Confira a programação: