Diocese São Carlos dez 21, 2017

Comunidade de Santa Luzia em Bariri celebra 30 anos de criação

Comunidade de Santa Luzia em Bariri celebra 30 anos de criação

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos/ Foto: Talita Pascom Sta. Luzia – Bariri

Na noite desta quarta-feira (20) Dom Paulo Cezar, nosso Bispo Diocesano, esteve na cidade de Bariri, para uma celebração festiva junto aos membros da comunidade de Santa Luzia. A missa foi concentrada pelo pároco padre Paulo Henrique Facin.

Na reflexão Dom Paulo destacou Maria como a escolhida por Deus em sua liberdade e na liberdade ela respondeu sim a Deus e nos motivou a sermos livres para Deus, como fiéis e como Igreja. Nos exortou a sermos uma Igreja em saída, missionária como nos pede o Papa Francisco e nossa Diocese de São Carlos.

Dom Paulo salientou que ao celebrarmos o aniversário de lançamento da pedra fundamental da comunidade se nota o desejo de todos, homens e mulheres, de fazer a Igreja chegar às novas realidades das cidades que estão em constante evolução e de se ter um lugar próprio para o encontro com Deus.

Na celebração um expressivo número de fiéis, pastorais, grupos e movimentos, assim como amigos de outras comunidades devotos da Santa Protetora da Visão se reuniram para uma Santa Celebração Eucarística para louvar e bendizer o Deus da Vida pelos 30 anos de história desta comunidade.

Conheça a história da comunidade

No dia 20 de dezembro de 1.987 foi lançada a pedra fundamental do então Salão Comunitário e que com o tempo se transformou em igreja e posteriormente, no dia 01 de maio de 1998, portanto há 15 anos, foi elevada a paróquia.

Fruto de um sonho, iniciado pelos padres João Francisco Trovilho Morales e Humberto Lauand, que, com suas mãos estendidas ao trabalho pastoral, deram inicio à edificação desta comunidade, fazendo com que a Santa Igreja estivesse presente nos altos da cidade de Bariri, sob o auxílio e interseção de nossa padroeira, a virgem da luz, Santa Luzia.

Há pouco mais de 30 anos, diversos membros da comunidade católica daqui dos altos da cidade, reuniram-se com o padre Morales com o objetivo de definir qual seria a padroeira da nova comunidade que estava para nascer. Em votação unânime, escolheram Santa Luzia. Seduzidos pela história desta santa muito popular e conhecida por todos, queriam que Santa Luzia fosse exemplo de vida cristã para todos aqueles que viessem fazer parte da nova comunidade.

Luzia foi uma jovem que se fez pequena e humilde, seguidora de Jesus. Desprezou a vaidade deste mundo e derrotou a arrogância das autoridades romanas. Hoje, continuamos recorrendo a Santa Luzia, e que pela sua intercessão, ajude-nos a ver com os olhos da alma e do coração o amor de Jesus Cristo, que tenhamos também um olhar puro e caridoso para com os mais necessitados e, principalmente, que possamos transmitir este mesmo olhar ao próximo, revelando e praticando o mandamento de Nosso Senhor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!

Dessa forma, com muita fé, uma família de nossa comunidade trará em procissão a imagem de nossa querida padroeira Santa Luzia. Cantemos com muita devoção e alegria para receber Virgem da Luz!

Padre Paulo Facin agradece a presença de todos

Celebrar os 30 anos de nossa comunidade, nos motiva a lançar um olhar sobre nossa própria história de vida e nos enxergarmos nos caminhos da missão desta Comunidade de Santa Luzia. E vamos encontrando os fatos e as pessoas com quem partilhamos desafios, alegrias e esperanças ao longo de todo esse tempo. Assim, graças à notável ação de muitos dedicados párocos que aqui passaram e paroquianos cujos trabalhos se distribuem entre as diversas equipes de pastorais e ministérios, estamos juntos caminhando, contando a história e agradecendo pela edificação do Reino do Pai entre nós.

E hoje, somos parte desta comunidade. Formamos a Igreja do Senhor aqui na Terra. Uma única igreja, formada por pessoas, que todos os dias dizem SIM a Deus. Somos nós os apóstolos a quem Jesus disse: “Ide por todo o Mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas”. Pessoas que amam a Deus e se doam ao serviço do próximo

Na Liturgia desta Quarta-feira de preparação para o Natal, vem nos apresentou que em Maria cumpriu-se a promessa divina, pois em primeiro lugar ela fez-se serva humilde do Senhor. Os humildes sabem entender a hora de Deus, o orgulhoso não. E o Verbo eterno veio nela habitar: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Se cumprimos a Palavra do Senhor em nossa vida, estaremos também fazendo sua vontade.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.