Diocese São Carlos set 13, 2018

Comunidade celebrou os 97 anos da Paróquia e a posse do novo vigário paroquial

Comunidade celebrou os 97 anos da Paróquia e a posse do novo vigário paroquial

Com informações e fotos da Pastoral da Comunicação Paroquial

No domingo, dia 09 de setembro, a Paróquia São Sebastião estava em festa comemorando os 97 anos de criação em celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Centenas de fiéis participaram deste momento de ação de graças pela história de nossa comunidade paroquial que se prepara para comemorar o Centenário, abrindo oficialmente o Tríduo Anual de preparação para este grande Jubileu em nossa Paróquia. Participaram também da celebração o pároco Walterlei Anderson de Sá e o novo vigário paroquial, Pe. Antônio Marcos Elize, que tomou posse oficial.

Logo após a saudação inicial feita pelo bispo, foi lida a provisão do ofício de vigário do Padre Antônio Marcos, e toda a assembleia acolheu com alegria, em seguida fez o Juramento diante do bispo e assinou.

Padre Antônio, conhecido carinhosamente por Pe. Marquinhos nasceu no dia 28 de fevereiro de 1980 na cidade de Santa Maria da Serra-SP, filho de Aparecido Elize e de Vera Lúcia de Fátima dos Santos Elize. Foi ordenado diácono no dia 30 de julho de 2010 e a presbítero no dia 10 de dezembro de 2010. Estava exercendo seu ministério na cidade de Brotas-SP na Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Após a acolhida, deu-se prosseguimento da missa com a Liturgia da Palavra do 23º Domingo do Tempo Comum.

Na homilia, Dom Paulo Cezar destacou alegria da comunidade se reunir para render graças ao Senhor pela vida desta Paróquia, que há 97 anos vem colhendo bons frutos e dando testemunho da Palavra de Deus. “Somos continuadores desta missão, desta história bonita que tem essa paróquia de Borborema”, ressaltou nosso bispo, confirmando que devemos continuar a história de nossos antepassados nesta paróquia para continuarmos sendo seguidores de Jesus Cristo e mensageiros do Seu amor.

Sobre a Liturgia Dominical, Dom Paulo colocou que devemos acolher a todos e também uma opção pelos mais pobres, pois a ação de Jesus é de libertação e transformação. Jesus acolhe um homem excluído devido as suas deficiências, mas a sua missão é levar a plenitude da vida. Jesus quer restaurar a todos, dando vida nova pelas palavras do Evangelho, como também pelo Sacramento do Batismo. E assim, restaurados, possamos também todos nós, leigos e leigas cristãos, dar testemunho desta Palavra na sociedade.

No final da celebração, o Prefeito do município, Vladimir A. Adabo e a vice Sheila Maria G. de Oliveira, dirigiu algumas palavras de acolhida ao novo vigário paroquial, e também, o agradecimento ao pároco Pe. Walterlei e a Dom Paulo pela atenção para com o rebanho nesta cidade de Borborema, que neste período de preparação para o Centenário vem resgatando e colaborando com a fé do povo.

Antes da bênção, Dom Paulo agradeceu mais uma vez a acolhida do povo borboremense, e espera com alegria participar durante este período de preparação e celebrar com grande júbilo o centenário paroquial que acontecerá em 2021.

A Paróquia São Sebastião de Borborema foi criada pelo decreto do bispo diocesano, Dom José Marcondes Homem de Melo no dia 05 de setembro de 1921, desmembrada da Paróquia Divino Espírito Santo da cidade de Itápolis. Teve como primeiro pároco o Cônego Heriberto Goettersdorfer. Durante toda a história da Paróquia, já se passaram diversos líderes como 18 párocos, 7 administradores paroquiais, 3 vigários paroquiais e 2 diáconos transitórios, já contando com nossos padres atuais.

Com o início do Tríduo Anual de preparação para os 100 anos de criação da Paróquia São Sebastião, os Conselhos, pastorais, movimentos, serviços e comunidades começarão criar ideias e projetos para as grandes comemorações que deverão vir no calendário paroquial, bem como a produção de um novo Arquivo Histórico com fotos e textos, revista jubilar, artigos para o jornal, exposições, festas, campanhas, celebrações e entre outros para marcar está grande solenidade na vida da paróquia.

 

Confira as fotos desta celebração clicando aqui:

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.