Diocese São Carlos out 2, 2018

Comunicadores participam de Concurso Fotográfico durante o primeiro Muticom

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos – Fotos: Pasconeiros e Pasconeiras participantes do concurso.

Uma das missões de um Pasconeiro é a fotografia religiosa, uma modalidade que atende às necessidades de registros mais espirituais. Sua forma de composição concentra a atenção nas vivências de fé.

O fotógrafo que faz este tipo de fotografia trabalha com sensibilidade a atmosfera espiritual e busca, no conhecimento de si mesmo e de sua experiência com Deus, produzir imagens que tenham por finalidade a Evangelização.

Dentro desse contexto, o primeiro Mutirão Diocesano de Comunicação, realizado neste último domingo (30) propôs aos agentes de comunicação um concurso de fotografia religiosa.

Participaram da disputa Pasconeiros e Pasconeiras dos quatro vicariatos que compõem a nossa Diocese de São Carlos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio.

Na apresentação do concurso, Reiza Lopes, Daniel Silva e Andreia Pregnolato passaram aos participantes as regras, ressaltando que as fotos seriam selecionadas de acordo com o critério de linguagem fotográfica, originalidade, criatividade e, acima de tudo, que contemplasse os três elementos seguintes: Religiosidade, Liturgia ou Pessoas em expressão de ato religioso.

A temática do primeiro concurso de fotografia, promovido durante o Mutirão Diocesano de Comunicação, teve como tema: Fotografia, Olhar e Fé – Fotografia Instrumento de Evangelização. Os participantes tiveram cerca de uma hora para fazerem os cliques.

As imagens foram entregues aos organizadores do concurso que, junto ao Padre Ramon Ap. Ramos – Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação – e um leigo participante fizeram a seleção das três fotos ganhadoras.

A fotografia religiosa está no revelar e evangelizar o que há de mais profundo e íntimo. Isso porque o que se revela não está visível apenas os olhos físicos, mas na energia emanada ao se observar determinada cena.

Para Andreia, uma das organizadoras do concurso, é importante saber levar ao outro sentimentos através do olhar fotográfico: “É um dom, assim como saber evangelizar as outras pessoas através de nossos olhares é sabedoria, até porque as palavras são imprecisas, enquanto uma imagem envia uma mensagem perfeita entre uma alma e outra. Quando quiser tornar melhor o dia de alguém sem usar palavras, mostre a ela o poder da evangelização contida em uma fotografia religiosa, sinta a potencialidade pura emanada e os efeitos que virão”, comenta.

Reiza Lopes, articuladora do primeiro concurso de fotografia da Diocese de São Carlos, destacou para nossa reportagem que, como Pascom temos a missão de levar a mensagem de Cristo através dos meios de comunicação: “A fotografia é uma importante ferramenta de evangelização. Fotografia Religiosa não deve ser um simples clique, deve conter nossa experiência pessoal, sensibilidade e espiritualidade. E, com isso, levarmos o espectador a ter uma verdadeira experiência de fé”, disse.
As imagens dos vencedores voltam os olhares para o tema crucial Fotografia, Olhar e Fé, tendo como ganhadores:

Ricardo Aparecido Garbuio – Pasconeiro da Paróquia São Pedro e São Cristóvão, de Ibitinga, comunidade paroquial inserida no Vicariato Senhor Bom Jesus.

Daniele Parra – Articuladora do 1º Mutirão Diocesano de Comunicação e integrante da Pascom Diocesana.

Ed Carlos – Pasconeiro da Paróquia de São Sebastião, de Borborema, comunidade paroquial inserida no Vicariato Senhor Bom Jesus.

Os vencedores foram presenteados pelo Padre Ramon, terão suas fotos reveladas e serão expostas no Museu Diocesano em nossa Diocese de São Carlos, que será instalado no Centro Diocesano de Pastoral.

Confira as demais fotos participantes deste concurso:

concurso de Fotos - Muticom