Diocese São Carlos set 24, 2018

Comunicadores do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio participam de formação

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Fotos: Daniele Parra

Agentes da Pastoral da Comunicação participaram, neste domingo 23 de setembro do encontro de formação, realizado na Fundação Educacional Dr. Raul Baub, na cidade de Jáu.

O encontro reuniu cerca de 50 agentes de comunicação do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, proporcionando aos presentes uma formação que foi ministrada pelo leigo e jornalista Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação – Sidney Prado que apresentou aos Pasconeiros e Pasconeiras o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e, também, expôs pistas para a implantação da Pascom nas paróquias que ainda não contam com a Pastoral.

A jornalista Bianca Zaniratto, Chefe de reportagem e editora do Jornal Comércio do Jahu e Coordenadora dos Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da mesma instituição, ministrou uma oficina de redação jornalística.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conferir mais duas oficias, sobre fotografia e Rede Sociais que foi ministrada por Joici Bolsoni, que é pasconeira na Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Jaú, Fotógrafa, Publicitaria e Empresária.

“O papel do comunicador nas redes sociais é da educação para a comunicação. Dessa forma, ajudam a disseminar o que é bom e verdadeiro, que é a própria mensagem de Cristo”, disse a palestrante durante sua oficina.

Estes encontros em nível vicarial, realizado neste mês de setembro, tem em vista o 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de São Carlos, que acontece neste próximo domingo dia 30 de setembro.

Para Sidney Prado, as formações realizadas nos vicariatos: Senhor Bom Jesus, São Carlos Borromeu, São Bento e Nossa Senhora do Patrocínio, teve como objetivo aproximar pasconeiros e pasconeiras com a coordenação diocesana e acima de tudo fortificar o trabalho de articulação onde já existe a presença da Pascom e implantar a pastoral nas paróquias onde ainda não existe:

“A pastoral da comunicação é uma pastoral de integração, que tem o valor de congregar e unir. De fazer com que as pessoas experimentem essa alegria de estar em comunhão unindo o que há de mais belo que é a diversidade, sendo em sua comunidade paroquial, uma pastoral com eixo transversal, que soma e dialoga com as demais pastorais, movimentos e com a sociedade. Mais do que aprimorar a parte técnica, é gerar consciência que um agente de Pascom comunica a mensagem da Igreja e comunica Jesus Cristo”, afirmou.

Agradecemos a atenção do Sr. Evandro e toda direção da Fundação Educacional, Dr. Raual Bauab, que prontamente cedeu o espaço para a realização deste encontro.

Formação Vicariato N. Sra. do Patrocínio