Comissão Missionária da Sub-Região de Campinas se reuniu em São Carlos

Por Padre Robson Caramano

No último sábado, 01, aconteceu a reunião da Comissão Missionária da Região (COMIRE). A reunião aconteceu na Sede do Vicariato São Carlos, na cidade de São Carlos e reuniu agentes das dioceses de Bragança Paulista, Piracicaba, Limeira e Campinas.

A coordenação do COMIRE é da Ir. Sônia, missionária do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME). Já a Comissão Missionária Diocesana (COMIDE), na Diocese de São Carlos é coordenada pelo Pe. Flávio Francisco Gomes. A assessoria deste encontro foi realizada pelo Pe. Marcelo Ap. de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos.

Foi um encontro de formação na qual o assessor analisou a realidade da missão a partir do documento Ad Gentes. Em sua exposição considerou o que São João Paulo II aborda na Redenptoris Missio: “missão como Cura Pastoral”.

“Para que uma igreja seja verdadeiramente missionária é necessário que todos os organismos, setores, pastorais e movimentos se compreendam protagonistas da evangelização.”- afirmou Pe. Marcelo.

Pe. Marcelo enfatizou ainda que: “a missão deve gerar na Igreja uma unidade onde a individualidade seja respeitada e o individualismo superado.”- e é com este espírito que a Diocese caminha para a XXV Assembleia Diocesana de Pastoral. Buscando somar todas as forças vivas da Diocese para que nossa Igreja seja, verdadeiramente, discípula missionária.