Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade disponibiliza material de estudo da CF 2018

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos / Foto: Reiza Lopes

Os caminhos para a superação da violência no Brasil estarão em discussão neste ano, por meio da Campanha da Fraternidade (CF). A iniciativa, pretende motivar a Igreja no Brasil a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.

Em nossa Diocese de São Carlos, a abertura se deu com os lançamentos do texto base, nos quatro Vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, evento organizado pela Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade em comunhão com o Povo de Deus. Nesta quarta- feira de cinzas, aconteceu o lançamento em todas as comunidades paroquiais, dando assim aos diocesanos, o conhecimento da temática da Campanha 2018, à partir das reflexões que foram expostas, com a qual nos introduziram nessa importante iniciativa eclesial, a ser vivida especialmente no tempo da Quaresma.

Durante toda a Quaresma, vamos destacar as principais ações desenvolvidas pelas paróquias, pastorais e movimentos ligadas ao tema da CF 2018. Envie sua sugestão para: comunicacaoo@diocesesaocarlos.org.br ou Mostre a Campanha da Fraternidade em sua Comunidade Paroquial escrevendo para o Giro Diocesano clicando aqui!

Abaixo você pode conferir explicações sobre a Campanha da Fraternidade 2018 e fazer o download do texto base e dos vídeos .

Tema: “Fraternidade e superação da violência”
Lema: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

Um grupo de pessoas com as mãos dadas, de diferentes idades e etnias, representando a multiplicidade da sociedade brasileira, é a mensagem exposta no cartaz da Campanha da Fraternidade 2018. Especialmente no Ano do Laicato, a Igreja no Brasil convida a todos, por meio da CF 2018, a refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

A Campanha da Fraternidade de 2018 tem como Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e como Tema: “Fraternidade e superação da violência”. A Igreja Católica começou a Campanha da Fraternidade em 1964 em nível nacional, e a cada ano até 2018 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou a Campanha como caminho de conversão quaresmal.

Em 1983 o tema da CF foi “Fraternidade e Violência” e, em 2009, o tema apresentado abordou “Fraternidade e Segurança Pública”. A violência no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos vinte anos. A CNBB, por meio da Campanha da Fraternidade, afirma: “Apesar de possuir menos de 3% da população mundial, nosso país responde por quase 13% dos assassinatos no planeta”. Em 2014, “o Brasil chegou ao topo do ranking, considerado o número absoluto dos homicídios”. Foram 59.627 mortes, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), (cf. CF, p.15).

“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que, cada pessoa humana, é irmão (ã), e se assim o é, então, não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”.

Apresentação do Lançamento do texto base nos Vicariatos

CF 2018 – Lançamento da CF

Vídeo Dom Paulo Cezar Costa

Vídeo Sabrina Mazo D’Affonseca

Oração da Campanha da Fraternidade 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!