Diocese São Carlos set 21, 2017

CNBB recebe condecoração por ocasião dos 10 anos do Projeto Lectionautas

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Em comemoração aos 10 anos do Projeto Lectionautas, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu em sua última reunião, na tarde da quarta-feira, 20 de setembro, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), entidade idealizadora do projeto.

Ao dar início a sessão, o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antonio Peruzzo enfatizou que nesses 10 anos o projeto já desenvolveu resultados “muito bonitos em termos de aproximação do povo da Palavra de Deus”.

O diretor executivo da SBB, reverendo Rudi Zimmer entrega a condecoração ao vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger. Foto: CNBB

Na sequência, após se apresentar aos que ali estavam no auditório, o Secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Erni Seibert anunciou a entrega da condecoração que marca os 10 anos do projeto à presidência da CNBB. A honraria foi entregue pelo diretor executivo da SBB, reverendo Rudi Zimmer ao vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger.

“É um grande prazer estar aqui e celebrar esses 10 anos com esta placa. A Sociedade Bíblica do Brasil agradece a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela parceria e realização no Brasil do projeto Lectionautas, que tem incentivado os jovens a ler, viver e compartilhar a palavra de Deus”, afirmou o diretor executivo da SBB.

Na ocasião, dom Peruzzo recordou que o projeto é voltado especialmente para os jovens e disse ainda que estava comovido com as experiências apresentadas por eles a partir da Leitura Orante e do Projeto Lectionautas. Após sua fala, o bispo convidou a todos a seguir os quatro degraus da Leitura Orante da Bíblia a partir do texto de Lucas (5,1-11), finalizando assim a reunião.

O Projeto

O projeto Lectionautas, iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) em parceria com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), completou 10 anos de atuação. Baseado no método da Lectio Divina, leitura orante da Bíblia, tem por objetivo promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

No Brasil, o projeto é resultado de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Além de capacitar jovens líderes católicos para que ensinem outros jovens a ler a Bíblia com o método da Lectio Divina, a iniciativa também aproxima a juventude da Bíblia Sagrada e de seus ensinamentos em torna a Palavra de Deus. Como celebração de uma década do projeto na América Latina, várias atividades e capacitações foram feitas em diferentes partes do país.