Stéfano Fachina nov 13, 2018

São Carlos, 13 de novembro de 2018

Aos Revmos. Srs. Padres e Diáconos,

Aos Religiosos e todos os Consagrados, Seminaristas e Leigos

Na Carta Apostólica ‘Misericórdia e Mísera’, com a qual marcou o final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2016, o Papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Pobres”. O II Dia Mundial dos Pobres deverá ser celebrado neste ano de 2018, no dia 18 de novembro, no 33º Domingo do Tempo Comum. O tema da mensagem do Papa Francisco elaborada para este momento foi extraído do Salmo 34: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”.

O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. Diz o Papa que “não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”. O Santo Padre elenca vários campos que exigem respostas concretas, como as migrações, as doenças, as prisões, o analfabetismo, a ignorância religiosa, os desempregados, os sem-abrigo e sem-terra, as crianças exploradas e todas as situações que exigem uma “cultura de misericórdia” que combata a indiferença e a desconfiança entre seres humanos.

É notável que já são muitos os sinais concretos de misericórdia realizados em nossas comunidades, mas precisamos ‘ir além’ diante das “novas formas de pobreza espiritual e material, que comprometem a dignidade das pessoas”. Desta forma, convocamos todas as Comunidades da nossa Diocese a se empenhar e viver este momento privilegiado de nova evangelização. Como nos diz o Santo Padre, “os pobres evangelizam-nos, ajudando-nos a descobrir cada dia a beleza do Evangelho. Não deixemos cair no vazio esta oportunidade de graça.”

Confiamos todo este trabalho evangelizador à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora dos Pobres e dos Excluídos, que não se esquece das necessidades de seus filhos.

Com nossas bênçãos,

Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano de São Carlos