Diocese São Carlos jun 15, 2017

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis em São Carlos

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis em São Carlos

Por Padre Robson Caramano e Sidney Prado

Nesta quinta-feira, 15 de junho, milhares de fiéis celebraram a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em toda a Diocese de São Carlos.

As trinta e uma  paróquias da Diocese, instaladas na cidade de São Carlos, se reuniram pela manha no ginásio de esportes Milton Olaio Filho , para manifestarem publicamente a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Na abertura da solenidade, crianças, adolescentes e jovens do “Grupo de dança SESI” realizaram apresentações artísticas músicais com a temática católica.

Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a Missa de Corpus Christi na qual mais de 40 presbíteros da cidade de São Carlos concelebraram.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo coloca os fiéis em sintonia profunda com o mistério da Páscoa do Senhor.

Em sua Homilia Dom Paulo Cezar atualizou e aprofundou o sentido desta grande Celebração para a Igreja Católica e destacou que devemos guardar três mensagem desta liturgia: “Memória,  Vida e Solidariedade.”

“Jesus Cristo, o Filho de Deus, se faz corpo, carne, humano. Jesus é o Pão Vida , Jesus é esta vida que vem ao encontro de nossa vida e nos da vida eterna.”- enfatizou ainda o Bispo.

A comunhão eucarística traz consigo uma dimensão missionária,sobre isso ressaltou Dom Paulo:”A Eucaristia nos compromete com o Corpo de Cristo e faz com que possamos nos sentir comprometidos como irmãos , e possamos ser uma igreja em unidade em saída”.

Cerca de 4 mil fiéis compareceram na solenidade e foram arrecadado cerca de tres toneladas de alimentos que sera destinados a Sociedade Sao Vicente de Paulo que atende família em situação de vulnerabilidade social.

No encerramento, Dom Paulo abençoou a todos com o Santíssimo Sacramento.

Confira o vídeo : 

Ainda neste dia 15 de Junho presidirá a celebração de Corpus Christi na cidade de Matão

Conhecendo esta festa

A festa de Corpus Christi foi introduzida no Calendário Universal pelo Papa Urbano IV, com a Bula “Transiturus Mundo”, de 11 de agosto de 1264. A festa teve sua origem na paróquia de Saint Martin em Liége, em 1230, por influência da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que requeria uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

A cultura barroca enriqueceu a festa com todas as suas características de pompa. Corpus Christi passou a ser celebrado com uma profusão de cores, músicas e expressões de grandeza. O povo simples, no entanto, exprime a grandeza de sua fé e de sua devoção à Eucaristia pelas procissões e por inúmeras manifestações de piedade.

Confira as fotos da Solenidade de Corpus Christi em São Carlos.

Corpus Christi em São Carlos
Fotos: Sidney Prado

Foto Capa : Diego Bortolin

Vídeo: Jornal da EPTV

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.