Diocese São Carlos maio 24, 2018

Celebração de Corpus Christi na Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Corpus Christi. Em português, Corpo de Cristo. Mais do que um feriado, a Celebração Católica que acontece nesta próxima quinta-feira (31), é uma homenagem ao “Mistério da Eucaristia”: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Para esta Solenidade, a Diocese de São Carlos organizou, em seus quatro Vicariatos Episcopais, celebrações especiais, para este momento festivo.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a instituição deste sacramento. Conforme na última ceia de Jesus com seus Apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em Seu Corpo e Sangue.

Veja como será o Corpus Christi em nossa Diocese de São Carlos

VICARIATO SÃO CARLOS BORROMEU

Dom Paulo Cezar, preside a Celebração Eucarística às 09h, no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, com todos os Presbíteros, Diáconos do Vicariato e as representações da Paróquias. Acontecerá, após a homilia, a Instituição de todos os Ministros da Eucaristia. Ao final da celebração, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de oração e a benção solene.

VICARIATO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Neste mesmo horário, às 09h, na Paróquia Nossa Senhora dos Patrocínio, na cidade de Jaú, Dom Eduardo Malaspina, preside a celebração Eucarística, junto a este vicariato. Lá, serão coletados os alimentos para as pessoas necessitadas, que são assistidas pela Igreja, através de suas comunidades, pastorais e instituições sociais.

VICARIATO SENHOR BOM JESUS

Dom Paulo Cezar Costa, preside no Vicariato Senhor Bom Jesus, às 15h, junto ao Vigário Episcopal Padre Jorge João Ap. Nahra e demais Presbíteros desta região vicarial, a 70ª Festa de Corpus Christi. Neste ano, além dos tapetes seguirem o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”, o diferencial será o resgate dos desenhos de décadas anteriores, para mostrar um pouco da tradicional festa turística-religiosa do Município.

VICARIATO SÃO BENTO

Nosso Bispo Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, participa às 16h, da Solenidade de Corpus Christi na cidade de Araraquara, junto aos leigos e leigas e Presbíteros desta região.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion, teria tido visões de Cristo, demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Transiturus de hoc mundo”, estendeu a festa litúrgica para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil Sacerdotes, nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um Ostensório, é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças