Diocese São Carlos out 13, 2017

Cáritas Brasileira participa de Dia para Redução do Risco de Desastres

Cáritas Brasileira participa de Dia para Redução do Risco de Desastres

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Cáritas Brasileira 

A Cáritas Brasileira participa nesta sexta-feira, 13, do Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, com o tema “Cuidar da Casa Comum Reduz o Risco de Desastres”. A Cáritas incentiva toda sua rede e organizações parceiras a celebrarem e aumentarem a consciência sobre a importância da redução do risco de desastres.

Cartaz distribuído pela Cáritas Brasileira traz imagens que retratam realidades de desastres /Foto: Material de divulgação Cáritas

O dia ganhou cada vez mais importância no decorrer dos anos, e se tornou um evento central de sensibilização a nível mundial, de acordo com o assessor Nacional da Cáritas Brasileira para Área de Convivência com os Biomas, João Paulo Couto. Celebrada de diversas maneiras, a data tem o objetivo de encorajar os esforços destinados a fortalecer a resiliência das coletividades e das nações frente às catástrofes.

É uma oportunidade para a promoção de uma cultura global de redução de desastres, incluindo a adoção de práticas de prevenção, mitigação e preparação para os riscos de desastres. Normalmente, esse dia era celebrado na segunda quarta-feira de outubro, no entanto, desde 2009, a Assembleia Geral da ONU decidiu estabelecer o dia 13 de outubro de cada ano como a data oficial para essa celebração.

No Brasil, a Cáritas este ano distribuiu um cartaz chamando atenção para esta realidade muito presente em todas as regiões do país, seja por fenômenos climáticos — como as chuvas —, ou pelas intervenções humanas — como nos casos de desastres como aconteceu em Mariana (MG), em novembro de 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.