Diocese São Carlos jun 26, 2017

Bocaina realiza tradicional travessia da fogueira de São João

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Na noite desta última sexta – feira, 23 de junho, dia que antecedeu a Natividade de São João Batista, o nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa esteve na cidade de Bocaina para presidir a missa em louvor a memória litúrgica de São João, a cidade é palco, anualmente, de uma das mais tradicionais festas religiosas de São João Batista.

Na ocasião Dom Paulo concelebrou com o pároco Padre Paulo Henrique Borges; no badalar dos sinos da zero hora, do dia 23 para o dia 24 de junho, movidos pela fé, acompanhado de centenas de fieis, Dom Paulo abençoou a fogueira de São João em frente à Igreja Matriz, tradição que acontece desde 1891.

Uma equipe fez a preparação das brasas que são espalhadas com cuidado para garantir o sucesso e a magia do espetáculo de fé e coragem que atrai, todos os anos, centenas de visitantes à Bocaina.

São João Batista, um homem comprometido verdadeiramente com Reino de Deus.

Click aqui e assista a Homilia de Dom Paulo:

SOBRE O SANTO

Profeta e pregador do século I, João era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Seu nascimento em si já é considerado um milagre.

João anunciava a vinda do messias e batizou muitos judeus no Rio Jordão, incluindo seu primo, o próprio Jesus. Foi daí que passou a ser chamado de João Batista e considerado o precursor do Cristo.

Segundo relatos bíblicos, em 26 d.C., a mando do Rei Herodes, que se sentia ameaçado pelas pregações de João, o profeta foi preso e assassinado, tendo sua cabeça entregue em uma bandeja. Seu testemunho de fé e sua coragem de denunciar as injustiças sãos exemplos para cristãos do mundo todo.

Click aqui e veja o agradecimento do Padre Paulo Henrique Borges :

Foto de capa: Silvia e Flavio Ferraz
Foto meio da matéria: Edson Sudan