Diocese São Carlos ago 16, 2017

Bispos referenciais de comunicação e representantes dos regionais se encontram em Joinville/SC

Por Setor de Comunicação da CNBB

Vários bispos referenciais de comunicação e outros representantes de quase todos os regionais da CNBB participaram de uma reunião realizada das 9h as 13hs no Hotel Le Canard, em Joinville (SC). Todos vieram para participar do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) que tem início na noite desta quarta-feira, 16 de agosto no centro de convenções Expoville. Apesar de curta, o encontro teve uma longa pauta.

O grupo foi acolhido pelo Vigário Geral da Diocese de Joinville padre Ademir José Ronchi. Ele informou aos bispos e coordenadores que o bispo diocesano, dom Francisco Bach, não poderia estar presente porque se encontra em Brasília (DF), prestando serviços no “Encontro de Novos Bispos”.

No início da reunião, dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, apresentou uma reflexão na qual lembrou o que existe de específico na missão na Pastoral da Comunicação (Pascom) e o que se espera de seus coordenadores. “Nossa Comissão considera que todos vocês, irmãos bispos referenciais e coordenadores regionais da Pascom, fazem parte diretamente do trabalho que fazemos em Brasília. Formamos um único corpo. Comissão, referenciais e coordenadores regionais“, disse dom Darci.

A Pastoral da Comunicação não tem sentido em si mesma. Essa constatação poderia nos aconselhar a não cair na tentação da auto referência. Existimos para as outras pastorais. Existimos para a comunidade. Pascom é apenas a nossa assinatura, não o nosso objetivo. Pascom é o nosso modo de fazer as coisas e não o conteúdo do que fazemos“, afirmou o presidente da Comissão para a Comunicação.

Projetos e partilha

A assessoria da Comissão, Pe. Antonio Xavier e Pe. Rafael Vieira, apresentou os principais projetos nacionais e atualizou informações sobre cada um deles: Prêmios de Comunicação, em sua edição 2017/2018; VI Seminário Internacional de Comunicação; Dia Mundial das Comunicações; Encontro Nacional da Pascom 2018; o próximo Muticom, em Goiânia (GO); novos cursos em parceria com a Rede Século 21 na modalidade EAD.

Em seguida, todos os presentes tiveram oportunidade de fazer uma partilha oferecendo ao menos dois destaques dos trabalhos da Pascom que estão sento realizados em seus regionais. Fizeram intervenções: Carolina (Norte 1); Alex (Nordeste 1); Pe. Duarte e Helder (Nordeste 4); Luciana (Oeste 1); Márcia (Sul 1); Jorge (Sul 2); Dorce (Sul 3); Olga (Sul 4); Adielson (Leste 1) e Marcos (Leste 2). Alguns bispos referenciais também participaram das discussões dos temas da reunião: dom Orani Tempesta (cardeal do Rio de Janeiro); dom Gil Antônio (Arcebispo de Juiz de Fora, em Minas Gerais); dom Plínio José Luz da Silva (bispo de Picos, no Piauí). Ainda participou da reunião, como parte da Comissão Nacional, dom Devair Araújo da Fonseca (bispo auxiliar de São Paulo).

Monsenhor Viganò e Mensagens dos Papas para o Dia das Comunicações

No encerramento da reunião dom Darci deixou aos participantes uma mensagem sobre a importância do tema central do Muticom e um apelo para que participassem, ativamente, do evento. Lembrou o quanto será interessante acompanhar a conferência de Monsenhor Dario Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé: “Todos nós nos encantamos com o modo próprio do Papa Francisco se comunicar. Ele tem empreendido reformas importantes na Cúria Romana. Entre elas, ele empreende uma transformação histórico no campo da comunicação. E o Papa Francisco confiou ao Monsenhor Viganò a coordenação dessa transformação”.

Dom Darci ainda comunicou aos participantes da reunião o lançamento, que será feito durante o Muticom, de um volume contendo as 51 mensagens dos Papas para o Dia Mundial das Comunicações, publicado pelas Edições CNBB:  “Conto com vocês para a divulgação e o uso do volume que preparamos para celebrar os 50 anos do dia Mundial da Comunicação. Pe. Antônio Xavier, assessor da nossa comissão, se ocupar em preparar e cuidar da publicação de um volume com as 51 mensagens publicadas entre 1967, com Paulo VI até 2017, com o Papa Francisco”.