Diocese São Carlos jun 23, 2017

Bispo se mostra preocupado com a Saúde de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Dom Paulo Cezar Costa, visitou na manhã desta sexta- feira, 23 de junho, a Santa Casa de Misericórdia, acompanhado do Vigário Episcopal de São Carlos, Padre Carlos Alberto Giacone e do Assessor de Comunicação e Imprensa, Padre Robson Caramano. Na ocasião se encontrou com o Provedor Antônio Valério Morillas Junior e a Diretoria da Santa Casa.

Dom Paulo foi acolhido pelo provedor que ressaltou a honra que receber o Bispo Diocesano na instituição e afirmou: “Queremos que a Santa Casa seja um braço da comunidade católica, sinta-se em casa”.

A visita de Dom Paulo começou pela Capela, onde foi apontada a necessidade de se ter um espaço para oração e intimidade com Deus. Este espaço é importante porque “muitos fiéis sentem a necessidade de um aconselhamento no momento do “desespero”, para esta hora precisam de uma palavra de conforto e esperança.”- ressaltou o Bispo, destacando esta presença e esta preocupação da Igreja quando fundou as Santas Casas de Misericórdia.

Padre Carlos Alberto, salientou que é preciso uma assistência religiosa junto com a assistência médica/hospitalar: “A assistência religiosa colabora na recuperação da saúde integral da Pessoa.” Padre Carlos  ainda reforçou a necessidade de uma ‘Capelania’, um serviço prestado pela Igreja na Instituição que visa o apoio espiritual através de orações, aconselhamentos, e momentos de escuta, com pacientes e funcionários.

Dom Paulo se colocou a disposição para nomear um Capelão para que a Santa Casa de Misericórdia tenha um Padre que acompanhe a realidade hospitalar prestando esta assistência religiosa. Com isto,a Igreja iria assumir a Capela Católica São José, presente nas dependências do hospital, realizando, diariamente, missas, visitas e aconselhamento aos familiares, acompanhantes e profissionais da saúde.

Para o provedor esta iniciativa tomada por Dom Paulo foi surpreendente:  “ Fico feliz , é um anseio poder ativar esta capela, tendo um atendimento para o conforto de todos os que nela desejam estar”.

O bispo percorreu algumas alas do hospital, esteve na gruta, e deu benção aos pacientes que encontrou ao término da visita se mostrou preocupado com as duas Unidades de Pronto Atendimento que estão fechadas no município desde o início do ano. Constatando que esta situação acarreta uma sobrecarga no hospital da Santa Casa afirmou: “é preciso que os órgãos públicos façam sua parte! Estamos dispostos (enquanto Igreja com suas pastorais) para colaborar no que for necessário, e assim, somarmos forças pelo bem da população de São Carlos.”

Veja aqui as fotos da visita:

Santa Casa