Diocese São Carlos jun 11, 2018

Bispo Diocesano se reúne com fiéis para celebrarem o primeiro dia do Tríduo de Santo Antônio

Com informações do Pároco Padre Márcio Gaido | Fotos: Edson Sudan e Live: Walter Caparrós Blanco

Neste domingo (10) a Comunidade de Santo Antônio de São Carlos teve a alegria de receber a presença de nosso Bispo Dom Paulo Cezar, celebrando conosco o Primeiro dia do Tríduo de Santo Antônio, cujo temática foi: Santo Antônio e o ano do Laicato, “Sal da terra e luz do mundo”. A Igreja lotada de fiéis, se reuniu neste momento tão especial.

A Comunidade se alegra muito com a presença do nosso Pastor. Padre Márcio, em nome também, de seu Vigário Paroquial, Pe. Marco Aurélio, no início, fez a acolhida ao Sr. Bispo, demonstrando sua alegria e comunhão de tê-lo junto a nossa Comunidade. E, ao final da celebração, um leigo, em nome de toda comunidade, fez uma homenagem a Dom Paulo.

Em sua homilia, Dom Paulo enfatizou: “Adão, imagem do homem, que perde a suas relações essenciais. O Ser humano foi criado para a relação com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo. E quando Adão peca, ele perde os seus referenciais. Por isso, a pergunta de Deus: Adão onde estás? Adão é cada um de nós, o ser humano, e quando o ser humano perde o seu referencial permanente da vida de Deus, também, se esconde e, o grande perigo da vida, é irmos nos escondendo e nunca nos encontrarmos. Quando nos afastamos de Deus e perdemos o referencial de Deus, nós nos perdemos. A nudez de Adão não é física, mas é deparar-se com a sua miséria. É quando o homem se depara com aquilo que é, com sua realidade, com suas misérias, com suas alegrias, com suas esperanças, com seus conflitos. Nós fomos criados para Deus. Um Padre dos primeiros séculos da Igreja, São Gregório de Nissa, diz: “a grande alienação da vida do ser humano é quando ele perde Deus como referencial de sua vida. E aqui, está todos os problemas da vida do ser humano”. Quando se perde isso, perde-se tudo. É o pecado, essa grande realidade que nos aliena. Quando perdemos o referencial permanente, o pecado destrói as relações essenciais da vida, com Deus, com os outros, conosco mesmo.

No Evangelho, encontramos aquele que nos cura, Jesus. É bonita a imagem do Evangelho de hoje, a imagem da Casa. A Igreja é a Casa de Jesus. Jesus e seus discípulos estão em Casa. Uma grande multidão se coloca diante da Casa. A posição das pessoas diante de Jesus. Pecar contra o Espírito Santo é recusar as ações de Deus, é negar que Jesus age por obra do Espírito de Deus. É o fechamento a Deus, à Palavra de Deus, às ações de Deus. É impedir Deus de agir, de atuar em nossa vida. A família de Jesus é todos aqueles que se deixam fazer a vontade de Deus. Essa é minha mãe, meus irmãos. Nós que estamos aqui, buscando fazer a vontade de Deus, somos a família de Deus, cada um de nós é a família de Jesus.

A Igreja é a família de Jesus. Portanto, todos nós somos irmãos e irmãs uns dos outros. Se na primeira leitura Adão rompe a relação com Deus, no Evangelho Jesus nos aponta o caminho para termos uma relação madura com Deus: fazer a vontade de Deus. Olhando para os leigos e leigas, Sal da terra e Luz do mundo, é todo aquele que seguindo Jesus Cristo, é membro da família de Jesus, porque vive buscando fazer a vontade de Deus, e, por isso, se doa com beleza na vida da Comunidade. Através de seu engajamento nas pastorais, movimentos, conselhos, vai doando sua vida com alegria e ajudando a construir o Reino de Deus no mundo, no ambiente de trabalho, na família, no ambiente de lazer.

Esse é o nosso caminho. A vontade de Deus vai se tornando concreta no dia-a-dia da vida, nas situações mais diversas da vida. Esse é o caminho da fé. São Paulo colocou para nós na segunda leitura: não temos morada definitiva no mundo, as coisas passam, mas o ser humano foi criado para as realidades invisíveis, Deus nos criou para a morada Eterna. Segundo Diogneto, “o cristão é aquele que vive na terra, mas com um olhar para a eternidade”. Concluiu sua reflexão dizendo que cada um de nós, olhando para Cristo, busque fazer em sua vida a vontade de Deus. O mesmo Espírito Santo que conduziu Santo Antônio nesse caminho, nos conduza também“.

Seja sempre muito bem vindo no meio de nós, Dom Paulo, continue a nos evangelizar e pregar o Evangelho, levando-nos cada vez mais perto do coração de Deus. Que Santo Antônio de Pádua, nosso padroeiro, o proteja e interceda por nós, sempre!!!

Confira a live: