Bispo Diocesano Ministra Aula Inaugural no Infista

0
762

Da redação, com informações do Padre Sandro Portela, Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio e Fotos de Sidney Prado

 Aconteceu, na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, a aula inaugural da Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA). A aula foi proferida por nosso Bispo Dom Paulo Cezar, que discorreu sobre a temática ” Fé e Razão”. Perpassando todos os períodos da história da Filosofia, desde o pensamento platônico e neoplatônico, como Orígenes e Agostinho, chegou em sua reflexão até o surgimento das primeiras Faculdades de Teologia, na Idade Média, na qual se tinha a busca de uma Filosofia no fundamento da razão e, nela, a base para a afirmação de seus conceitos.

Dom Paulo destacou que com Santo Tomás, esse diálogo avança, tanto que a Filosofia se torna serva da Teologia : “Mas este casamento entra em crise na passagem para a Modernidade, onde, com Galileu Galilei, mudam-se os pressupostos científicos. Há uma mudança de métodos. E com o método experimental, a Teologia não consegue se enquadrar. A metafísica perde seu espaço”.

Dom Paulo continuou lembrando que só posteriormente, com o fideísmo, há uma busca da verdade. A Teologia busca isso. As ciências também. E aí a fé passa a ter uma independência e, passa a ser respeitada novamente. “O homem só pode ser conhecido plenamente quando se olha para o seu encontro com Deus”.

Com relação à Modernidade, Dom Paulo lembrou que “o poder da ciência moderna é inquestionável mas, não se pode limitar a isso. O ser humano é mais que isso, é preciso olhar adiante, e aí, entra o sentido da vida”, conclui Dom Paulo.

Confira alguns clicks:

Aula Inaugural Infista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here