Diocese São Carlos out 18, 2016

Assembleia das Igrejas

Por Assessoria de Imprensa

O Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a 38ª Assembleia das Igrejas Particulares em Itaici, município de Indaiatuba – SP nos dias 14 a 16 de outubro de 2016. O evento reuniu os bispos do regional, os padres coordenadores de pastorais das 42 dioceses do regional, os padres assessores e os casais coordenadores da Pastoral Familiar, além de membros de comissões e serviços de animação da vida eclesial no regional.

Com o tema “Nova pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia” Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano de Osasco, expos o documento que foi refletido pela assembleia nos grupos compostos para analise e propostas de trabalhos no desenvolvimento dessa nova visão de pastoral no regional, afim de que este possa ser aplicado nos trabalhos pastorais de nossas igrejas particulares.

Houve nesta assembleia o testemunho do casal Pedro Jussieu de Rezende e Ketty Abaroa de Rezende, participantes como auditores do Sínodo das famílias, onde levaram seu ânimo e sua experiência de 36 anos de vida matrimonial, relatando aos participantes da Assembleia sua experiência no evento sinodal.

Nossa diocese, reunida com o senhor Bispo, estabeleceu algumas proposta, desafiadoras, de trabalho a ser desenvolvida em nossos trabalhos diocesanos, sob a luz do documento pós sinodal,. São estas;

• Criar o SETOR FAMÍLIA e unificando todas as forças que trabalham com famílias: movimentos, pastorais, serviços etc.
  • TESTEMUNHAR A BOA NOVA DA FAMÍLIA: Propor a Boa Nova da Família segundo o projeto de Deus. Fazer conhecido os valores e a beleza da família em todas as instâncias eclesiais da igreja diocesana: crianças, jovens, adultos, idosos, movimentos, pastorais e serviços e na sociedade.
  • Ser presença do amor misericordioso de Deus acolhendo, acompanhando, discernindo e integrando as famílias marcadas pelas diversas fragilidades.
  • Na ação evangelizadora com as famílias: unificar as preparações para o sacramento do matrimônio nas suas mais diversas instâncias (remota – com as crianças; próxima – com os jovens e imediata com os noivos).
  • Valorizar as ações já existentes em prol das famílias, principalmente a Semana Nacional da Família.

De nossa diocese estiveram presente nesta assembleia o Senhor Bispo diocesano Dom Paulo Cézar Costa, o casal coordenador diocesano Marinelse Gomes da Silva e Adão Afonso da Silva, o assessor diocesano da pastoral Familiar Pe. José Roberto Agostinho e os padres Marcelo Aparecido de Souza e Márcio André Massola Gaído.