Diocese São Carlos ago 13, 2018

Aspirantes ao Diaconato Permanente recebem a Admissão às Ordens Sacras

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na noite desta última sexta- feira (10), no Santuário de Adoração São Pio X, em São Carlos, dezesseis aspirantes ao Diaconato Permanente da Diocese de São Carlos foram admitidos às Ordens Sacras, com o Juramento de Fidelidade.

Neste Rito de Admissão às Ordens Sacras, a Igreja particular de São Carlos recebe a manifestação pública dos aspirantes ao Diaconato. Primeiro grau do Sacramento da Ordem. Para serem ordenados Diáconos Permanentes. .

Todos os candidatos realizaram sua preparação teológica/pastoral na Escola Diaconal São Carlos Borromeu, durante sete anos.

A Celebração Eucarística da Admissão foi presidida pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa. Estiveram presentes também vários Padres da Diocese, Diáconos Permanentes, famílias, juntamente com os familiares dos candidatos ao Diaconato Permanente.

O Diácono tem como missão, o serviço caridoso nos diversos ambientes da sociedade, fazendo através do Evangelho, que é Cristo, um resgate junto às pessoas que passam por privações e necessidades. Também esta envolvido na dimensão da Palavra e da Liturgia.

A Homilia

O Bispo Diocesano em suas palavras dirigidas aos aspirantes, e a todos os presentes, falando que os mesmos são chamados a render graças ao Senhor por este ministério do serviço, da caridade e da palavra. Que nossa Diocese e Paróquias possam acolher e incentivar cada vez mais a vocação ao Diaconato Permanente, homens que exercem a dupla sacramentalidade, Matrimonio e Ordem.

Dom Paulo Cezar, aproveitou a oportunidade para fazer referência ao Patrono dos Diáconos – São Lourenço – cuja memoria era do dia: “São Lourenço (258 d.:C) desempenhou sua missão cristã através do serviço aos pobres, salientado que a “riqueza da Igreja, esta nos pobres e abandonados pela sociedade”.

“Neste dia do Diácono, saúdo a todos os Diáconos Permanentes de nossa amada Diocese de São Carlos e abençoo o seu trabalho e as suas famílias. Que o exemplo do mártir São Lourenço, seu exemplo de cristão servidor do Evangelho testemunhado através do Martírio por amor a palavra de Deus, acolhida e vivida através do seu diaconato de amor e serviço aos pobres, possa nos incentivar e iluminar nossa caminhada de fé, e esperança e caridade a serviço do Reino de Deus”, concluiu.

A partir desta celebração, como bem explicita o rito, os candidatos devem cultivar sempre mais a vocação, utilizando principalmente os meios oferecidos pela comunidade eclesial para ajudá-los.

Confira as fotos desta celebração: Sidney Prado e Edson Sudan

Diáconos Permanente